Professora da UFMG ganha o '4º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química'

Rafaela Salgado Ferreira vence premiação pelo seu trabalho no tratamento de doenças parasitárias e infecções virais

A pesquisadora da UFMG Rafaela Salgado Ferreira venceu o 4º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química e Ciências Relacionadas, oferecido pela Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês) em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG ganhou na categoria Líder Emergente pelo seu trabalho no desenvolvimento de novos medicamentos no combate à leucemia e à Aids.

O prêmio de Rafaela foi criado para reconhecer as realizações de uma jovem cientista química ou empresária de destaque. A pesquisadora está sendo homenageada por seus estudos para o desenvolvimento de medicamentos, que têm contribuído para a descoberta de novas classes de inibidores enzimáticos como potenciais tratamentos para doenças parasitárias e infecções virais, para o desenvolvimento de ferramentas computacionais para o planejamento de medicamentos e para a validação e caracterização de alvos terapêuticos.

4º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química

Também foram premiadas Nubia Boechat, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Marília Oliveira Fonseca Goulart, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Cada vencedora receberá de US$ 2 mil (cerca de R$ 11 mil) em dinheiro, um SciFinder ID válido por três anos, assinatura gratuita da ACS por três anos e um certificado de prêmio e troféu.

O prêmio tem o objetivo de promover a igualdade de gênero em ciência, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil e de avançar na compreensão do impacto da diversidade na pesquisa científica e no campo da química. As vencedoras serão homenageadas na próxima terça-feira, 23 de novembro, às 17h, durante cerimônia virtual na 44ª Reunião Anual da SBQ. O evento pode ser acompanhado via plataforma virtual da SBQ. Saiba mais aqui.

“É uma grande honra assistir à crescente aceitação e reconhecimento do prêmio no Brasil, com um número maior de inscritos a cada ano. Isso demonstra a importância desta premiação para as mulheres na comunidade científica e reforça o compromisso da ACS em promover as contribuições das mulheres cientistas no país”, afirma Denise Ferreira, gerente nacional do ACS para o Brasil.

“Esta é a quarta edição do Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, e estou orgulhosa que em poucos anos essa iniciativa rapidamente se tornou uma verdadeira celebração da química brasileira”, diz Bibiana Campos Seijo, editora-chefe e vice-presidente da C&EN e presidente do C&EN Media Group. “Esta parceria entre a ACS e a SBQ não para de crescer, e este ano recebemos um número recorde de nomeações vindas de todo o país e representando todas as disciplinas dentro da área da química”.

Serviço:

Prêmio Mulheres Brasileiras na Química e Ciências Relacionadas

Quando: terça-feira, 23 de novembro

Onde: plataforma virtual da SBQ. Saiba mais em http://www.sbq.org.br/44ra/

Com assessoria de imprensa da American Chemical Society e da Sociedade Brasileira de Química

Assessoria de Imprensa UFMG

Prêmio Mulheres Brasileiras na Química e Ciências Relacionadas