Professora da UFMG lança obra sobre a função social da mediação documentária

A professora Cristina Dotta Ortega, da Escola de Ciência da Informação da UFMG, lançou seu novo livro: Organizar para socializar: a função social da mediação documentária. Na obra, Ortega trata do caráter mediacional da organização da informação. O e-book pode ser lido gratuito pelo link: https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/444.

Resumo:

A organização da informação é composta por processos que são parte do conjunto das ações de mediação entre documentos e públicos, cujo objetivo é o de produzir condições para a apropriação da informação por estes. Denominadas, de modo mais apropriado, de ações de mediação documentária (no nosso caso, em abordagem bibliográfica), elas são o eixo do campo de nosso estudo.

Essas ações referem-se à produção de mensagens organizadas sistemicamente sobre objetos e seus mecanismos de navegação e busca, que são mobilizadas pela produção e oferta de produtos, serviços e demais atividades, potencializando seu acesso e uso.

Estamos falando, portanto, do conhecimento fundamental que permite o compartilhamento da informação. Trata-se do conhecimento relativo às formas de compartilhar informações pertinentes às realidades de pessoas envolvidas em atividades as mais diversas.

Assim, o campo de conhecimento que nos ocupa justifica-se por fomentar a socialização da informação.
É preciso organizar para socializar. Ou seja, se para socializar a informação, antes é preciso organizá-la, organização da informação é tema a ser pesquisado e aprofundado. É assunto necessário, dada a relevante função social que exerce.

Clique aqui e acesse os demais releases da Assessoria

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG