Professora da UFMG lança White Paper que discute a ameaça de segurança em ambientes em nuvem no 5G Truck da Huawei

Caminhão itinerante que percorre o Brasil com informações sobre tecnologia móvel estará hoje, 25, no estacionamento do Senai, no Horto Florestal

Nesta quinta-feira, 25 de agosto, às 17h30, a professora Michele Nogueira, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e coordenadora do Grupo de Trabalho Arquimedes, também integrante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), fará o lançamento do White Paper Ameçaças de Segurança em Ambientes em Nuvem. Além disso, apresentará a pesquisa Segurança Cibernética em IOT nas Organizações Brasileiras, que tem por objetivo entender e traçar um panorama sobre o nível de conscientização e preparação das organizações brasileiras para a segurança cibernética da Internet das Coisas (IoT).

O evento ocorrerá no estacionamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai - rua Santo Agostinho, 1717, Horto Florestal - Belo Horizonte), no 5G Truck, um caminhão sala de aula de cerca de 20 toneladas que está percorrendo o Brasil com informações sobre tecnologia móvel de quinta geração.

Esse primeiro White Paper é fruto da parceria entre o DCC e a Huawei Brasil que, juntas, promovem uma série de White Papers com o objetivo de divulgar para um público técnico abrangente o conhecimento em cibersegurança e, particularmente, relacionado a ambientes em nuvem. Trata-se de uma das ações do movimento promovido pelo DCC no escopo do seu projeto de extensão de Disseminação do Conhecimento Técnico-científico e Promoção da Cibersegurança.

O 5G Truck é um caminhão que carrega uma estrutura de sala de aula, com equipamentos e recursos tecnológicos que apoiam a realização de cursos sobre as aplicações práticas da tecnologia 5G em diferentes setores da indústria. As aulas são ministradas por professores do Senai Cimatec para turmas de até 12 alunos. Além dos estudantes, a carreta também está disponível para visitação do público.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa e Comunicação do Departamento de Ciência da Computação da UFMG

Serviço