Professora do ICB UFMG faz palestra sobre fígado e horário de alimentação

Exposição vai mostrar como o fígado responde a variações no horário de alimentação e explicar os mecanismos que estão por trás disso

A importância do horário da alimentação para o relógio hepático é tema da palestra a ser promovida pelo Liver Center, no dia 25 de outubro, às 9h30, no Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG) do Hospital das Clínicas da UFMG, na Av. Alfredo Balena, 110. Quem vai falar sobre o assunto é a professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, Maristela de Oliveira Poletini. A palestra é aberta a todos os profissionais e graduandos da área de saúde interessados no tema. A entrada é franca. Informações pelo telefone (31) 3409 3011.

No evento, serão apresentadas as relações conhecidas pela ciência entre a alimentação e o fígado, que pode sofrer alterações em sua fisiologia devido a variações no horário de alimentação. Também serão mostrados resultados recentes de pesquisas realizadas no Laboratório de Endocrinologia e Metabolismo, coordenado por Maristela Poletini, que buscam entender quais são os mecanismos que estão por trás das respostas que o fígado dá a essas variações no horário de nossas refeições.

Maristela Poletini explica que, atualmente, os horários de alimentação estão atrelados a hábitos modernos que, muitas vezes, estão em descompasso com o funcionamento do nosso relógio biológico. Esse relógio é controlado pelo ciclo circadiano, que é responsável pela incidência de fenômenos biológicos como o sono e a fome por volta dos mesmos horários do dia.

“Está muito claro que conseguir fazer com que o seu período de atividades seja o seu momento de se alimentar, é fundamental” a professora explica, chamando a atenção para a importância de ajustar a alimentação ao funcionamento interno do organismo. Isso porque hábitos desajustados ao nosso tempo biológico, como fazer refeições durante a madrugada, geram atritos que podem explicar o início de doenças metabólicas como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, obesidade e alterações de humor. Esse desajuste também pode predispor o indivíduo ao câncer. Todas essas relações serão apresentadas na palestra.

Liver Center

A palestra ministrada por Maristela Poletini integra a programação do Liver Center. Suas atividades começaram em maio de 2017, e, desde então, o centro vem se consolidando com o objetivo de “se tornar referência em estudos hepáticos na América do Sul”, como explica Maria de Fátima Leite, professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica (FIB) do ICB e coordenadora do Liver Center, juntamente com os professores André Oliveira, também do ICB, e Cristiano Xavier Lima, da Faculdade de Medicina da UFMG.

Segundo Maria de Fátima Leite, “a ideia é criar um centro sem paredes, formado por pessoas em locais diferentes, trabalhando um mesmo tema”. Participam do Liver Center uma rede de profissionais qualificados tanto da área clínica como da área de pesquisa que realizam trabalhos relacionados ao fígado. O objetivo do centro é justamente promover o encontro e a troca de experiências entre médicos, residentes, pesquisadores e professores visando ao desenvolvimento de mais pesquisas translacionais. Ou seja, pesquisas que busquem aproximar o pesquisador dos campos de prática, o que torna-se cada vez mais importante diante da necessidade de melhorar o atendimento na área hepática e de promover estratégias de prevenção, já que a carga de doenças do fígado cresce significativamente em relação a outras.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Liver Center está o ciclo de palestras mensais em hospitais públicos e privados com atendimento na área hepática e em centros de pesquisa. Ao longo do ano, hospitais como o Felício Rocho, a Santa Casa e o Hospital das clínicas da UFMG receberam palestras sobre pesquisa básica. E o ICB recebeu palestras ministradas por médicos sobre estudos clínicos.

Assessoria de Comunicação da UFMG

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB/UFMG

www.icb.ufmg.br

Professora do ICB UFMG faz palestra sobre fígado e horário de alimentação