Professora emérita da UFMG, Hilda Jímenez defende tese de doutorado aos 84 anos

A professora emérita da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG Hilda Angélica Iturriaga Jímenez defendeu, aos 84 anos de idade, sua tese de doutorado na última terça-feira, dia 30 de agosto. O tema da tese é a Adaptação transcultural e avaliação das propriedades de medida do Questionário Knowledge of Disease Management - CF - Adolescent para indivíduos com Fibrose Cística, orientada pelo professor Marcelo Velloso e coorientada pela professora Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela.

Trajetória de Hilda Jímenez

Hilda Jímenez é professora aposentada do Departamento de Fisioterapia. Graduada em Cinesiologia pela Universidade do Chile, é especialista em Fisioterapia Respiratória pela mesma instituição. Realizou Cursos de Aperfeiçoamento em Reabilitação no Stitching Revalidatie Institut Muiderpoort, na Holanda, e em Reabilitação Respiratória nos Estados Unidos, no National Jewish Denver Colorado. Em 1993, concluiu o Mestrado em Reabilitação na Queen’s University, no Canadá. Atuou ao longo de sua carreira nas áreas de fisioterapia respiratória, fibrose cística e câncer de mama.

Em 1982, Hilda tornou-se professora do recém-criado curso de Fisioterapia da UFMG, em que teve uma importante atuação na constituição e desenvolvimento do Departamento de Fisioterapia e, consequentemente, na formação de profissionais dessa área. Depois de sua aposentadoria, Hilda ingressou no doutorado em Ciências da Reabilitação da EEFFTO. Em reconhecimento à sua trajetória, em setembro de 2019, a professora Hilda Jímenez foi escolhida pelo Departamento de Fisioterapia para receber o título de professora emérita da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG