Professoras da UFMG lançam e-book sobre cuidado ao idoso em tempos de covid-19

Obra reúne experiências de enfermeiros da Rede de Salud del Adulto Mayor na atenção primária à saúde

Professoras da Escola de Enfermagem da UFMG acabam de lançar, junto à Rede de Salud del Adulto Mayor (REDESAM/Brasil), o e-book O Cuidado ao Idoso na Atenção Primária à Saúde em Tempos de Covid-19. A obra reúne 22 capítulos elaborados pela comunidade dos enfermeiros que constituem a REDESAM/Brasil, em parceria com as 12 Redes da América Latina, com o objetivo de proporcionar diretrizes à equipe de enfermagem no cuidado ao idoso em tempos da pandemia da covid-19, na atenção primária à saúde.

“Os capítulos foram escritos por enfermeiros com visões e experiências diversas, o que enriqueceu o trabalho e permitiu o compartilhamento de conhecimentos na América Latina e entre países ibero-americanos”, enfatizou a professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues, uma das organizadoras do e-book.

A apresentação é composta por dados demográficos e epidemiológicos da população idosa e da covid-19, bem como a respeito dos sistemas de saúde da América Latina e da prática de enfermagem ao idoso em tempos de pandemia. Em seguida, a discussão é direcionada para temas emergentes e prioritários do cuidado com o idoso na Atenção Primária à Saúde diante da pandemia da covid-19, considerando que os idosos integram a população de maior risco à infecção e às formas mais graves da doença.

Três capítulos da obra têm como autoras as docentes da UFMG Sônia Maria Soares, Giovana Paula Rezende Simino e Tércia Moreira Ribeiro da Silva. A professora Sônia Soares foi uma das autoras do capítulo O cuidado do idoso com condições crônicas na Atenção Primária à Saúde em tempos de Covid-19, que teve como objetivo contribuir para a qualificação do cuidado de enfermagem oferecido ao idoso com essas condições.

A professora Giovana Simino escreveu sobre O idoso em tratamento oncológico em tempos de pandemia: enfoque da Atenção Primária à Saúde. O objetivo foi apresentar considerações prioritárias para o processo de cuidar em enfermagem em Oncologia desenvolvido por enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e destinado a pacientes idosos com câncer em tempos de pandemia.

A professora Tércia Moreira integrou o capítulo sobre Vacinação do idoso durante a pandemia da covid-19: enfoque na atenção primária à saúde. Teve como objetivo apresentar aos enfermeiros responsáveis pelos serviços de imunização dos países da América Latina e Portugal a importância da adoção de estratégias seguras para a vacinação da população idosa durante a pandemia e de preparo dos serviços que realizam a imunização para, futuramente, oferecerem de forma segura a vacina que previne a covid-19.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG