Professoras da UFMG participam de seminário sobre segurança do paciente no cuidado hospitalar

No dia 7 de dezembro, das 8 às 17 horas, será realizado no Hospital Odilon Behrens o Simpósio de segurança do paciente no cuidado hospitalar: desafios da prática, que contará com palestras ministradas pelas professoras da Escola de Enfermagem da UFMG: Allana dos Reis Corrêa, Bruna Figueiredo de Manzo, Flávia Sampaio Latini Velasquez, Juliana de Oliveira Marcatto e Vania Regina Goveia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nep) do HMOB por meio do telefone (31) 3277-6161. O Hospital está situado na Rua Formiga, 50, São Cristóvão – Belo Horizonte.

A organizadora do evento, professora Bruna Manzo, afirmou que a segurança do paciente é tema amplamente discutido atualmente e constitui um dos atributos importantes da qualidade do cuidado. Segundo a professora, o desafio é reduzir a incidência de eventos adversos à assistência nos serviços de saúde e esse objetivo dependerá necessariamente da mudança de comportamento dos profissionais, inserção das boas práticas no campo de pratica e aprimoramento da formação de futuros profissionais com vistas a segurança do paciente.

“Este simpósio é resultado de esforços dos professores de enfermagem do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da EEUFMG, em parceria com profissionais do Odilon Behrens em busca de propiciar espaços de discussão sobre segurança do paciente em diversas perspectivas e áreas de atuação do profissional de saúde, visando a integralidade e a qualidade do cuidado seguro. Concomitantemente, espera-se identificar potencialidades e fragilidades do serviço no que tange a segurança, proporcionando ricas discussões na busca de uma assistência segura e humanizada com possíveis desdobramentos na pesquisa, ensino e extensão”, enfatizou.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

www.enf.ufmg.br

Serviço