Professores da Escola de Música da UFMG se apresentam na Série Vivamúsica

Grupo fará concerto com clássicos do “Clube da Esquina”

A Série VivaMúsica, da Escola de Música da UFMG, receberá, nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, às 18h30, o grupo de professores da área de Música Popular da instituição, numa apresentação especial, que homenageará a Música do Clube da Esquina, movimento da música mineira que lançou nacionalmente músicos como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, dentre outros. Antes da apresentação, às 17h40, acontece palestra com o professor da UFMG, Mauro Rodrigues, sobre o tema “Canção amiga: homenagem ao Clube da Esquina”. A entrada é franca. A Escola de Música da UFMG fica à av. Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha. Informações pelo telefone: (31)3409-4700.

No programa, serão executados clássicos do Clube da Esquina, como Milagre dos peixes; From the lonely affertnoons e Caxangá (Milton Nascimento e Fernando Brant); Fé cega faca amolada e Nada será como antes (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos); Clube da esquina 1 (Lô Borges, Milton Nascimento e Márcio Borges); Cravo e canela (Milton Nascimento); O cavaleiro (Milton Nascimento e Wilson Lopes); Nuvem cigana (Lô Borges e Ronaldo Bastos), Canção Amiga (Milton Nascimento e Carlos Drummond de Andrade) e Viola violar (Milton Nascimento e Márcio Borges). Integrarão o grupo no concerto os professores André Limão Queiroz (bateria), Cleber Alves (saxofones), Rafael Martini (piano), Mauro Rodrigues (flauta), Pablo Souza (contrabaixo), Wilson Lopes (guitarra) e a professora Clara Sandroni (voz).

Proposta do grupo
Em 2009, com o projeto de expansão das instituições federais de ensino brasileiras, o REUNI, foi criada, na Escola de Música da UFMG, a habilitação em Música Popular. O grupo de professores que entrou na universidade no período começou a se apresentar com regularidade, experimentando, juntos, as possibilidades e os desdobramentos do ofício da música nessa nova área acadêmica. Entre a tradição e o novo, o legado musical que o grupo pretende transmitir é a criação e recriação do conhecimento. E é nesse momento que ocorre o confronto entre o passado - que quer sobreviver no presente - e o fluir da duração, um convite para a criação.

Empenhados em dar continuidade ao legado musical de grandes músicos e compositores, os professores buscam o aperfeiçoamento contínuo do domínio dos instrumentos, da voz, da composição, da interpretação e do improviso. Agora, eles se encontram para mostrar que são eternos aprendizes e que o palco revela novos aprendizados e situações que exploram ainda mais os seus potenciais.

Serviço:
Apresentação do Grupo de Professores da Área de Música Popular da Escola de Música da UFMG
Homenagem ao Clube da Esquina. Série VivaMúsica, da Escola de Música da UFMG.
Entrada franca.
Informações pelo telefone: (31)3409-4700; e-mail: divulga@musica.ufmg.br

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação Institucional da Escola de Música da UFMG