Professores da UFMG e PUC Minas lançam livro sobre reforma urbana e o ‘direito à cidade’

Ensaios tratam da situação de Belo Horizonte e sua região metropolitana; 50 pesquisadores apresentam panorama das disputas e reivindicações

Professores da UFMG e da PUC Minas lançaram, na última semana, o volume Belo Horizonte da coletânea Reforma urbana e direito à cidade, com um total de 26 capítulos. Ele está disponível na internet para download gratuito

A obra está dividida em quatro partes. Na primeira, Como está a metrópole, os textos apresentam um diagnóstico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em relação a diferentes variáveis, como renda, emprego, estrutura produtiva, tributos, mercado de terras e segregação residencial.

Na segunda, Como e para quem se governa, são abordados temas como a governança neoliberal, as parcerias público-privadas, a regulação (e a vulnerabilidade) ambiental, a mineração, os processos de deliberação e a produção legislativa.

Na terceira parte, chamada Disputas e avanços na construção da reforma urbana na RMBH, trata-se, entre outras coisas, do processo de formulação e aprovação do novo plano diretor de Belo Horizonte e da política de urbanização de favelas na cidade.

A quarta parte, denominada Reivindicações e lutas urbanas na RMBH, aborda as ocupações urbanas, o “urbanismo feminista”, a trajetória das lutas pelo direito à cidade e questões relacionadas a raça e colonialidade, em perspectiva antirracista.

Reforma urbana e direito à cidade

A obra integra a coleção Reforma urbana e direito à cidade do Observatório das Metrópoles, que publica coletâneas de balanços críticos das cidades nas quais o Observatório – um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – está organizado em núcleos regionais. Os INCTs são grandes projetos de pesquisa de longo prazo, articulados em redes nacionais e ou internacionais de cooperação científica. O Observatório das Metrópoles trabalha de forma sistemática e articulada com os desafios metropolitanos postos ao desenvolvimento nacional, tendo como referência a compreensão das mudanças das relações entre sociedade, economia, Estado e os territórios conformados pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras.

A publicação foi organizada pelos professores da Escola de Arquitetura da UFMG Júnia Maria Ferrari de Lima, Jupira Gomes de Mendonça e Thiago Canettieri de Mello e Sá e por Luciana Andrade, docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Seus 26 ensaios foram escritos por 50 pesquisadores vinculados à UFMG, à PUC Minas, à Fundação João Pinheiro, à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Ficha técnica:

E-book: Reforma urbana e direito à cidade

Organizadores: Jupira Mendonça (UFMG), Luciana Andrade (PUC-Minas), Junia Ferrari (UFMG) e Thiago Canettieri (UFMG)
Editora Letra Capital
345 páginas | gratuito
(Com base em texto de Ewerton Martins Ribeiro)

Assessória de Imprensa UFMG

Assessória de Imprensa UFMG