Professores da UFMG lançam obra que trata dos impactos dos algoritmos

Ricardo Fabrino Mendonça, Virgílio Almeida, ambos da UFMG, e Fernando Filgueiras, da UFG, assinam obra; lançamento global será hoje, dia 12

A presença crescente de algoritmos em decisões cotidianas que afetam a vida das pessoas e os impactos sociais e políticos desse fenômeno são o tema central do livro Algorithmic institutionalism: the changing rules of social and political life, que será lançado globalmente nesta terça, 12 de dezembro, pela Oxford University Press. Os autores são os professores Ricardo F. Mendonça e Virgílio Almeida, da UFMG, e Fernando Filgueiras, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em tempos de grande atenção ao avanço da inteligência artificial (IA) e às consequências da automatização das mais diversas dinâmicas sociais, Virgílio, Mendonça e Filgueiras tratam de temas complexos de forma acessível, agregando discussões da ciência política e da ciência da computação.

Algoritmos são sequências de instruções executáveis visando a um certo fim. No caso da IA, as instruções não são completamente escritas a priori – são obtidas com base nos dados usados para treinamento. O termo se popularizou, segundo o texto de divulgação do lançamento, como referência às escolhas que plataformas fazem para alimentar timelines, mas os algoritmos estão em incontáveis softwares e aplicativos que moldam decisões sobre encontros, rotas nas cidades, preços de deslocamento em carros de aplicativos e também sobre que pessoas devem ter acesso a políticas sociais ou prioridade na fila de transplantes.

O material divulgado pela editora lembra que algoritmos prometem soluções rápidas, eficientes e impessoais, que levam em consideração grandes volumes de dados e possibilitam rápida alocação de recursos. Estudos mostram, no entanto, como eles alimentam diversos problemas – da polarização política e ideológica a preconceitos e injustiças, como o que tem sido chamado de racismo algorítmico. Algoritmos de IA, como os do ChatGPT, oferecem conveniência e oportunidades, mas também geram riscos de diversas naturezas.

Algoritmos como instituições emergentes

De acordo com os autores, Algorithmic institutionalism – que por ora só tem a edição em inglês – aborda os algoritmos como instituições emergentes das sociedades contemporâneas, na medida em que eles operam como conjuntos de regras que ajudam a estruturar normas e contextos em que agem seres humanos e máquinas.

Mendonça, Virgílio e Filgueiras discorrem sobre essas questões explorando exemplos de algoritmos adotados na área de segurança pública, na plataformização de governos e na construção de sistemas de recomendação em diversas áreas.

Ricardo Fabrino Mendonça conta que o volume foi produzido, em sua maior parte, em plena pandemia e afirma que o debate atual sobre a inteligência artificial é um ótimo “gancho” para discutir a transformação suscitada pelos algoritmos. “O livro supre uma lacuna importante ao oferecer um olhar transdisciplinar sobre um problema complexo, que traz muitos desafios políticos na contemporaneidade”, diz o professor da UFMG.

Informações sobre o livro estão no site da Oxforfd University Press.

Os autores

Ricardo Fabrino Mendonça é professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e research fellow do Centre for Deliberative Democracy and Global Governance da University of Canberra (Austrália).

Fernando Filgueiras é professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). É também pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e affiliate faculty do Ostrom Workshop on Political Theory and Policy Analysis, da Indiana University (Estados Unidos).

Virgílio Almeida é professor emérito da UFMG, vinculado ao Departamento de Ciência da Computação. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE).  Virgilio é também professor associado ao Berkman Klein Center,  na Harvard University, e ocupa a Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da USP.

(Informações de Itamar Rigueira Jr., com assessoria de imprensa da Oxford University Press | texto completo no Portal UFMG)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG