Professores da UFMG ministram palestra no 'TEDxBeloHorizonte'

Com o tema “Ouse Saber” e patrocínio da ArcelorMittal, apresentações ocorrem no dia 6 de agosto

O TEDxBeloHorizonte, evento local organizado de forma independente e que segue o mesmo conceito da série de conferências internacionais TED, chega a Belo Horizonte com mais uma edição para difundir ideias e inspirar pessoas. Dois professores da UFMG fazem parte do grupo de 13 palestrantes que irá compartilhar conhecimento dentro do tema Ouse Saber, no dia 6 de agosto, no Sesc Palladium (R. Rio de Janeiro, 1046 - Centro, Belo Horizonte – MG). Ao todo serão sete horas de programação que, além das falas, contará com performances e experiências que vão envolver todos os participantes do evento. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.

Ado Jório de Vasconcelos, professor titular no Departamento de Física da UFMG, é um dos palestrantes selecionados para o TEDxBeloHorizonte. O docente trabalha com pesquisa e desenvolvimento de instrumentação científica em óptica para o estudo de nanoestruturas com aplicações em novos materiais e biomedicina. Recebeu os prêmios Somiya Award da International Union of Materials Reserach Societies (2009), Scopus Brasil da Elsevier&CAPES (2009), ICTP Prize (2012), Georg Forster Research Award da Humboldt Foundation (2015) e a Medalha da Inconfidência do governo do Estado de Minas Gerais (2016). É membro da Sociedade Brasileira de Física, da Academia Brasileira de Ciências, e recebeu o membership award to the American Chemical Society (2015). Em 2016 foi incluído na lista dos Highly Cited Researchers da Thomson Reuters.

O segundo palestrante da UFMG é o professor Valter de Souza Lobato, da área de Direito Tributário. Ainda em sua época de graduação, Lobato recebeu o Prêmio Barão do Rio Branco (melhor aluno das turmas concludentes – 1993) e o Prêmio de melhor aluno de Direito Civil (1993). Advogado tributarista de destaque nacional, o pesquisador figura desde 2013 nos rankings Chambers and Partners Latin America - Chambers Global, The Latin American Corporate Counsel Association - Lacca e Análise Advocacia. Sócio do escritório Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados. Tem pesquisas sobre direito empresarial e sobre as relações econômicas e sociais no Estado Democrático de Direito.

Sobre o TEDx

O TED é uma organização sem fins lucrativos, não-governamental, sem vínculo ideológico, político ou religioso, que nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1984. No espírito de ideias que merecem ser compartilhadas, o TED criou um programa chamado TEDx, que são eventos locais, organizados autonomamente, que reúnem pessoas para compartilharem experiência de forma semelhante ao TED.

No dia 6 de agosto, no TEDxBeloHorizonte, palestrantes ao vivo e vídeos do TED Talks estarão reunidos para estimular discussões e conexões profundas. A Conferência TED fornece uma orientação geral para o programa TEDx, mas os individuais do TEDx, incluindo este, são auto organizados (sujeito a certas regras e regulamentos).

O TEDxBeloHorizonte é formado por cerca de 100 voluntários e tem o apoio do Sesc,  do Boulevard Shopping e da Árvore. O projeto é patrocinado pela ArcelorMittal, empresa líder em aços no Brasil e incentivadora da cultura em Minas Gerais, por meio da Fundação ArcelorMittal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com o patrocínio da Belotur.

Serviço:

TEDxBeloHorizonte – Ouse Saber

Data: 6 de agosto

Local: Sesc Palladium - R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro de Belo Horizonte - MG

Ingressos: à venda na bilheteria do Sesc Palladium e pelo link https://bileto.sympla.com.br/e...

Informações: https://tedxbelohorizonte.com....

Assessoria de Imprensa UFMG