Professores da Veterinária UFMG produzem informe semanal sobre pandemia da Covid-19

Produzido por um grupo de professores e residentes da Escola de Veterinária da UFMG em parceria com a Assessoria de Comunicação da unidade, o Informe Semanal tem como objetivo fazer uma curadoria e considerações sobre as principais publicações, acadêmicas ou não, sobre a relação dos animais com o COVID-19, como informado em sua apresentação. 

De iniciativa dos professores do Setor de Saúde Pública, Danielle Ferreira, Camila Stefanie Fonseca e Rafael Nicolino, o projeto contou também em seu desenvolvimento com os residentes do Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária com ênfase em Saúde Pública, Gustavo Canesso e Antônio Barbosa da Silva Júnior, além dos membros da comissão de Medicina Veterinária do Coletivo do CRMV-MG.

Segundo a professora Camila Stefanie, “os professores encontram, leem e selecionam os artigos e textos que julgam relevantes, a partir dos quais os residentes fazem o fichamento e uma análise crítica com linguagem acessível. Os professores fazem as correções e os residentes fazem a formatação”. Ainda segundo ela, paras as próximas edições todos os demais tutores e residentes do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva serão incluídos no projeto. A edição atual é apenas um pontapé inicial.  

A primeira edição foca nas dúvidas relativas à possibilidade de contaminação dos nossos animais domésticos. A inexistência de evidências que comprovem que os pets, caso infectados, possam transmitir a humanos o vírus da Covid-19 faz com que os animais, sobretudo os bichanos, sejam considerados apenas vetores mecânicos, sendo preferida a utilização do termo fômites - objetos inanimados que transportam microrganismos patogênicos - para não gerar dúvidas e pânico desnecessário. Por isso é necessário, como frisado no Informe, que o acesso dos felinos às ruas seja evitado. 

Além dos gatos domésticos, o estudo também relata a contaminação dos felinos de grande porte do zoológico de Nova York, que testaram positivo para SARS-COV-2 na última semana. Camila pede para frisar, entretanto, que todos os animais positivos, tanto de pequeno, quanto de grande porte, foram isolados, não existindo casos de transmissão da Covid-19 de felinos para humanos, e sim de humanos para felinos.  

Para a próxima edição o grupo planeja falar sobre a importância do Médico Veterinário nas ações de enfrentamento à pandemia, especialmente em função de estudos publicados sobre o tema essa semana. Sugestões e considerações devem ser enviadas para o e-mail saudepublicadaufmg@gmail.com.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da Escola de Veterinária da UFMG

(31) 3409-2017

www.vet.ufmg.br