Professores Mário Alberto Perini e Wander Melo Miranda recebem título de professores eméritos da UFMG

Nesta quinta-feira, dia 10 de maio, às 18h, a Faculdade de Letras da UFMG (Fale) realiza a sessão solene da Congregação da Unidade, em que será outorgado o título de Professor Emérito aos docentes Mário Alberto Perini e Wander Melo Miranda, no auditório A102 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD2), no campus Pampulha.

Mário Alberto Perini

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1967) e doutorado pela University of Texas (1974). Foi professor na UFMG, na PUC-Minas, na Unicamp e nas universidades de Illinois e Mississipi.

Atualmente, atua como professor voluntário da UFMG, na subárea de Teoria e Análise Linguística, com concentração em português brasileiro falado, sintaxe, ensino de português e gramática de construções.

Em 2010, recebeu a Medalha Isidoro de Sevilha de Destaque em Linguística e Filologia, concedida pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Em 1996, recebeu o Prêmio Fundep, que agracia, desde sua criação em 1986, professores e pesquisadores da UFMG que, no exercício de suas atividades acadêmicas, realizaram trabalhos geradores de avanço no desenvolvimento das ciências, das letras e das artes.

Entre as suas publicações mais famosas estão: A Gramática Gerativa: Introdução ao Estudo da Sintaxe Portuguesa (1976), Princípios de linguística descritiva (2006), Estudos de gramática descritiva: as valências verbais (2008), A gramática do português brasileiro (2010) e A língua do Brasil amanhã (2004).

Wander Melo Miranda

Graduou-se em Letras, em 1974, pela UFMG, onde também obteve o título de mestre, em 1979.  Tem doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), obtido em 1987. Foi coordenador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CA-LL), de 2007 a 2009. Foi diretor da Editora UFMG por 15 anos, dos anos 2000 aos anos 2015. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura latino-americana, literatura italiana, Graciliano Ramos, memória, modernidade e pós-modernidade, ficção contemporânea.

Em 1998, recebeu a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira, do Governo do Estado de Minas Gerais. Em 2008, recebeu o Prêmio Fundep e, em 2015, recebeu Menção honrosa no grupo de Grandes Áreas de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, no Grande Prêmio UFMG de Teses de 2015.

É autor das obras Corpos escritos (2009), Nações literárias (2010) e Cyro e Drummond: correspondência entre Cyro dos Anjos e Carlos Drummond de Andrade (2012). Entre outros projetos, realizou a Exposição Comemorativa do Centenário do escritor Cyro dos Anjos e a mostra O sertão de Arlindo Daibert, em 2006.

Professores eméritos da Fale UFMG

O título de professor emérito é conferido por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica.

A Faculdade de Letras já conferiu seis títulos de professoras eméritas para Ângela Tonelli Vaz Leão, Solange Ribeiro de Oliveira, Maria Luiza Ramos, Leticia Malard, Eneida Maria de Souza e o último, em 2008, para a professora Ana Lúcia Almeida Gazzola.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG

www.letras.ufmg.br

Serviço