Programa Cátedras UFMG recebe o pesquisador francês Denis Laborde

Defensor do estudo transversalizado da música, pesquisador fará quatro conferências no mês de novembro, na UFMG

O programa Cátedras, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep, recebe, no mês de novembro, o professor Denis Laborde, diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris.

No dia 22, o professor vai ministrar a conferência Por uma ciência indisciplinada da música, a partir das 14h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Face), no campus Pampulha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line. Haverá tradução simultânea. Mais informações pelos telefones (31) 3409-4123 ou 3409-5509.

Laborde fará outras três conferências na UFMG. No dia 28 de novembro, às 17 horas, ele falará sobre Uma ontologia das músicas do mundo, na sala 4 da Escola de Música, no campus Pampulha. No dia seguinte, 29 de novembro, Música e Urbanismo será o tema de sua exposição, na sala 1 do Conservatório da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534), a partir das 10h. Denis Laborde finaliza a série no dia 30 de novembro, às 9h, na sala 4 da Escola de Música, com o tema As instituições culturais da alteridade e a questão dos imigrantes em Paris.

Denis Laborde ocupa a cadeira de Antropologia Social e Etnologia na EHESS. Ele é pioneiro ao propor uma perspectiva transversalizada do estudo da música com outros campos das ciências humanas e sociais.

Responsável por estruturar uma série de festivais musicais realizados ao redor do mundo, Laborde defende que é preciso integrar os estudos de música com outras áreas de pesquisa. Para ele, o músico pesquisador deve transitar por campos além da sua categoria de análise, pois o diálogo possibilita a proposição de novas perspectivas que contrastam com paradigmas disciplinares.

Portal UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409-4476 | 3409-4189

Programa Cátedras UFMG recebe o pesquisador francês Denis Laborde