Programa da UFMG focado no envelhecimento ativo mantém atividades em plataforma digital

Cientes dos perigos que o isolamento social pode representar aos idosos, profissionais disponibilizam atividades como estimulação cognitiva, danç

Pensando na saúde de seus alunos, o Programa Envelhecimento Ativo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG decidiu manter suas atividades durante o período de isolamento social, adotando o modelo de ensino a distância. Questões como a tendência ao sedentarismo, a perda da intensidade da prática de atividade física, depressão e ansiedade foram determinantes para adoção dos exercícios à distância.

O projeto vem funcionando nesse formato desde o dia 6 de abril, promovendo 48 aulas semanais divididas em sete modalidades, dentre elas atividades de estimulação cognitiva, dança de salão, dança livre, ginástica e oficina de celular. Algumas modalidades tiveram de ser adaptadas. Os alunos da Hidroginástica e da Natação foram incluídos em programas específicos de atividades e continuam sendo atendidos. O trabalho conta ainda com um apoio psicológico para os idosos, através de encontros em grupo via vídeoconferência coordenados pelo psicólogo e professor André Mendes.

Além da rotina de aulas, houve a adição de eventos, alguns deles abertos à comunidade externa. As aulas, palestras e rodas de conversa estão sendo ministradas, contando com a participação dos bolsistas e voluntários do Envelhecimento Ativo e profissionais de áreas como a Psicologia, Nutrição e Terapia Ocupacional. Assim como as atividades, essas reuniões estão sendo realizadas por meio de videoconferências.

As atividades continuarão no formato à distância no segundo semestre. As matrículas podem ser realizadas pelo telefone do Envelhecimento Ativo. Para mais informações, acesse as redes sociais do Programa ou entre em contato pelo endereço do e-mail programaenvelhecimentoativo@gmail.com e pelo telefone (31) 98922-5720.

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

(31) 3409-2339 / 9 7537-0084

www.eeffto.ufmg.br