Programa da UFMG Observatório dos Conflitos Ambientais de Minas Gerais recebe prêmio nacional de extensão

O programa Observatório dos Conflitos Ambientais de Minas Gerais: tecnologias sociais e justiça ambiental, fruto de ações de extensão conduzidas pelo Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta) da UFMG nos últimos 20 anos, recebeu o 1º Prêmio Anpocs de Extensão Universitária, na última sexta-feira, 14 de outubro. A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) avaliou a relevância do tema e de sua abordagem, o impacto social da proposta, seu caráter inovador e o perfil do público beneficiado. Dos 24 inscritos, foram escolhidos quatro vencedores e duas menções honrosas.

O Observatório, coordenado pelas professoras Andréa Zhouri, Ana Flávia Santos, ambas do Departamento de Antropologia e Arqueologia (DAA-UFMG), e Raquel Oliveira, do Departamento de Sociologia (DSO-UFMG), é constituído por uma equipe interdisciplinar que envolve alunos dos cursos de Antropologia, Ciências Socioambientais, Ciências Sociais, Direito e Geografia da UFMG. O propósito central do programa é promover a formação e o fortalecimento de redes de articulação política, construção compartilhada de conhecimento e intercâmbio de experiências entre pessoas e grupos que enfrentam danos e violações dos direitos aos seus territórios por grandes projetos, seja de infraestrutura, mineração, especulação imobiliária em áreas urbanas, dentre outros.

“O Gesta agradece o reconhecimento e reafirma o seu compromisso junto às comunidades envolvidas em conflitos socioambientais e/ou atingidas por desastres, bem como junto aos parceiros acadêmicos e a demais movimentos e organizações sociais atuantes na promoção da justiça ambiental! O núcleo agradece, ainda, às seguintes instituições de apoio: Proex-UFMG, Fapemig e CNPq”, ressalta a professora Andréa Zhouri.

Assista a vídeo de apresentação no canal do Gesta no YouTube e acompanhe o grupo nas redes sociais: Instagram (@gesta_ufmg) e Facebook (@gestaufmg).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG