Programa de intercâmbios Minas Mundi, da UFMG, oferece 485 vagas para o ano que vem

Ações afirmativas foram incluídas no processo seletivo

O edital do programa Minas Mundi, de mobilidade internacional de alunos de graduação da UFMG, traz novidades que ampliam as chances de ocupação de vagas em instituições de países em cuja língua o estudante tenha proficiência. O processo inclui ações afirmativas na seleção.

Para concorrer a uma das 485 vagas de intercâmbio em 138 instituições de quatro continentes, além da carta de intenções, o estudante deverá produzir e publicar um vídeo que justifique seu interesse pelo intercâmbio.

Inscrições

A submissão de inscrições ao Minas Mundi passa a ser realizada exclusivamente por meio do portal Minha UFMG, a que toda a comunidade acadêmica tem acesso.

Embora a plataforma esteja programada para receber inscrições apenas de 17 a 20 de julho, os alunos interessados em intercâmbio já devem ler o edital, que contém informações sobre requisitos para candidatura, procedimentos para submissão e, no anexo I, lista de instituições e vagas. Boletim informativo produzido pela DRI especialmente para esse público também tem informações complementares ao edital.

Durante o período de inscrições, o aluno pode fazer upload de documentos e salvar as etapas já realizadas, até que tenha concluído os procedimentos e possa finalmente submeter a inscrição ao sistema.

Neste primeiro momento, o estudante não precisa indicar as instituições de seu interesse. O candidato pode inserir quantos certificados de proficiência ele possua e, no período de alocação, de acordo com suas escolhas e classificação, a vaga lhe será atribuída.

O processo de inscrição ao Minas Mundi é dividido em duas etapas: a primeira é eliminatória e consiste na análise técnica de toda a documentação submetida pelo candidato, na plataforma, no ato da inscrição; a segunda, classificatória e eliminatória, consiste na avaliação qualitativa da carta de intenção e do vídeo. No dia 22 de setembro, a DRI divulgará a lista dos candidatos habilitados a escolher vagas. Haverá classificação distinta para cada idioma.

Os candidatos serão convocados a listar, por ordem de preferência, as instituições estrangeiras em que têm interesse de fazer a mobilidade internacional, com base em sua classificação, observando-se as vagas disponíveis e de acordo com os certificados de proficiência aceitos para cada uma dessas instituições.

Deise Dutra ressalta que os estudantes devem indicar o maior número possível de universidades de seu interesse, para aumentar as chances de conseguir uma vaga no Programa. A ordem dos candidatos que poderão escolher as instituições de destino será determinada pelos critérios de classificação especificados no anexo V do edital e no informativo.

Ações Afirmativas

O professor Fábio Alves, diretor da DRI, destaca o caráter inovador do edital, que inclui ações afirmativas no processo seletivo de mobilidade internacional. A partir desta edição, o Programa contempla de forma alternada alunos cotistas e não-cotistas e inclui critérios étnicos e socioeconômicos na seleção dos alunos cotistas. “Além dessa iniciativa pioneira no cenário nacional, o formato da seleção otimizará o processo de alocação de vagas e possibilitará, preservando-se a qualidade acadêmica, o aproveitamento de um maior número de vagas de mobilidade", comenta o diretor.

Números

O programa Minas Mundi 2017 oferece 485 vagas para intercâmbio em 2018 (turmas para o primeiro e o segundo semestre letivos) em 138 instituições, assim distribuídas:
África: 7
América do Norte: 31
América do Sul: 121
Ásia: 10
Europa: 316

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Serviço

De 17 a 20 de julho de 2017 (inscrições)