Programa de Pós-graduação em Geologia da UFMG recebe inscrições para mestrado e doutorado

As inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado, com entrada em 2023/2º, do Programa de Pós-graduação em Geologia (PPGEOL) do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, estão abertas até 15 de junho, exclusivamente por meio do formulário on-line. Todas as etapas do processo seletivo, regidos por editais regular e suplementar, serão realizadas remotamente.

O edital regular prevê 10 vagas para o mestrado e seis para o doutorado, com duas vagas de cada processo reservadas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos).

O edital suplementar é direcionado a candidatos indígenas e pessoas com deficiência (PcD). São ofertadas duas vagas para o mestrado e duas para o doutorado, sendo uma para indígenas e uma para PcD em ambos os cursos.

Os cronogramas, formulário eletrônico de inscrição e os editais com todas as informações sobre as etapas e documentação para inscrição estão disponíveis no site do programa. Pela página oficial do Programa no Instagram, os interessados também têm acesso as informações sobre a seleção 2023/2º.

No segundo semestre de 2023, o PPGEOL-UFMG terá bolsas de estudos, concedidas seguindo edital específico de seleção de bolsistas, que será divulgado após término do processo seletivo para entrada nos cursos oferecidos pelo Programa.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail institucional posgeol@igc.ufmg.br.

Pós-graduação em Geologia do IGC-UFMG
Sediado no Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, o Programa de Pós-graduação em Geologia está estruturado nas áreas de concentração Geologia Regional e Geologia Econômica e Aplicada. Entre os principais temas de estudo estão: metalogenia, geotectônica, hidrogeologia, geologia ambiental, evolução crustral, risco geológico, petrocronologia, geologia estrutural, paleontologia, estratigrafia, geofísica, geoquímica ambiental.

Nota cinco na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PPGEOL-UFMG iniciou suas atividades em 1988, com a oferta do curso de mestrado. Em 2001, passou a oferecer também o curso de doutorado em Geologia. Desde a sua criação, o programa já titulou mais de 300 discentes, entre mestres e doutores. Além dos cursos de mestrado e doutorado, o programa também oferta pós-doutorado em Geologia.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG