Programa de Pós-graduação em Geologia da UFMG recebe inscrições para seleção de mestrado e doutorado

Estão abertas, até 23 de junho, as inscrições para seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado, para ingresso no segundo semestre de 2022, do Programa de Pós-graduação em Geologia (PPGEOL), do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG. As inscrições são feitas exclusivamente via internet, por meio de formulário on-line, e todas as etapas dos processos seletivos, regidos por editais regular e suplementar, também serão realizadas remotamente.

O edital regulamentar prevê dez vagas para mestrado e seis para doutorado. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, duas vagas de cada processo estão reservadas para candidatos autodeclarados negros.

O edital suplementar, em conformidade com a Resolução nº 02/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, é direcionado a candidatos indígenas e pessoas com deficiência (PcD). São ofertadas duas vagas para o mestrado e duas para o doutorado, sendo uma para indígenas e uma para PcD em ambos os cursos.

Os cronogramas, formulário eletrônico de inscrição, os editais com todas as informações sobre as etapas e documentação para inscrição estão disponíveis no site do IGC, clicando-se em Geologia >> Pós-graduação >> Processo Seletivo. Mais informações também estão disponíveis na página oficial do Programa no Instagram.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail institucional posgeol@igc.ufmg.br.

No segundo semestre de 2022, o PPGEOL-UFMG terá bolsas de estudos, concedidas seguindo edital específico de seleção de bolsistas, que será divulgado após término do processo seletivo para entrada nos cursos oferecidos pelo Programa.

Pós-graduação em Geologia do IGC-UFMG

Sediado no Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, o PPGEOL está estruturado nas áreas de concentração Geologia Regional e Geologia Econômica e Aplicada. Entre os principais temas de estudo estão: Metalogenia, Geotectônica, Hidrogeologia, Geologia Ambiental, Evolução Crustral, Risco Geológico, Petrocronologia, Geologia Estrutural, Paleontologia, Estratigrafia, Geofísica, Geoquímica Ambiental.

Nota cinco na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2013-2016, o PPGEOL-UFMG iniciou suas atividades em 1988, com a oferta do curso de mestrado. Em 2001, passou a oferecer também o curso de doutorado em Geologia. Desde sua criação, o Programa já titulou 294 discentes, sendo 234 mestres e 60 doutores.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG