Programa Residência Pedagógica da UFMG cria site para compartilhar projetos de ensino-aprendizagem

Os estudantes da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG que participaram das atividades do Programa Residência Pedagógica, entre os anos de 2020 e 2022, elaboraram um website para a divulgação dos projetos de ensino-aprendizagem desenvolvidos nesse período: o Residência Pedagógica da FALE/UFMG. A iniciativa visa ao compartilhamento de suas experiências e materiais produzidos com outros interessados, especialmente professores da educação básica.

O site está organizado em quatro projetos, desenvolvidos de outubro de 2020 a março de 2022: Divulgação científicaEscritas de siLiteratura e arte como resistência e Representações estereotipadas das línguas inglesa, francesa e alemã. Tais projetos estão vinculados à Faculdade de Letras da UFMG e foram desenvolvidos nas seguintes escolas: Colégio Técnico da UFMG (Coltec), com a colaboração do preceptor Francis Arthuso Paiva; Escola Estadual Ari da Franca, acompanhado pela preceptora Osmara de Oliveira Portilho, e Escola Estadual Francisco Menezes Filho, com a preceptora voluntária por dois semestres, Daiane Patrícia Lopes Lima.

Tendo ocorrido no formato remoto (devido à pandemia de covid-19), grande parte das atividades do subprojeto Letras foi dedicada à compreensão e produção de projetos de ensino-aprendizagem que pudessem ser desenvolvidos na escola remotamente, com a mediação das tecnologias digitais, mas que podem perfeitamente ser adaptados para o contexto presencial. Apesar dos desafios, o contexto foi aproveitado para discussões a partir de leituras e práticas sobre o uso pedagógico crítico dessas tecnologias.

Programa Residência Pedagógica, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Sobre os projetos

Divulgação científica - O projeto Divulgação Científica: diálogos entre a ciência e a sociedade propôs a discussão sobre as dimensões dos saberes científicos e suas interseções com outros domínios do saber. Com isso, objetivou que os alunos conseguissem identificar as diferenças entre esses discursos e como eles impactam na sociedade. Também, se propôs a levar os alunos a identificar a relação ciência-sociedade, a partir da visão atual sobre a ciência de forma a colocar esse saber em diálogo com aquilo que está fora do ambiente acadêmico ou outros setores pares.

Escritas de si - A finalidade do projeto foi desenvolver atividades didáticas que permitiram ao aluno construir formas de imergir em si mesmo a partir de diversas experiências provocadas, principalmente, pelo processo de escrita, a fim de que ele percebesse o quanto essa modulação é produtiva no que tange ao seu comportamento perante a sociedade. Afinal, o processo de autoconhecimento é fundamental para explorarmos as nossas dificuldades e as nossas habilidades, o que nos faz indivíduos mais fortes e mais facilmente adaptáveis a quaisquer situações, dentre elas, a de comunicação – tão importante no ambiente escolar.

Literatura e arte como resistência - A ideia desse projeto foi propor uma reflexão e um debate a respeito das produções artísticas de resistência, ou seja, que surgem de contextos de opressão e vulnerabilidade social, cultural e política. Seus objetivos consistiram em apresentar aos alunos diferentes manifestações culturais que surgem em contextos de vulnerabilidade, promover um debate sobre produções artísticas e sobre os limites e interseções entre as diversas linguagens artísticas e proporcionar um contato dos discentes com produções culturais locais marginalizadas com uma mediação voltada para uma análise crítica de suas apresentações.

Representações estereotipadas das línguas inglesa, francesa e alemã - O projeto propôs uma reflexão acerca do contato com línguas estrangeiras, demonstrando como a idealização de seus falantes e o processo que envolve o aprendizado, ao ser estereotipado, pode levar a reclusões sociais, impedindo um progresso individual e cultural de cada falante. Assim, tal projeto visou uma melhor construção do pensamento crítico, uma capacitação de como se portar em situações de contato com culturas estrangeiras e um processo de autonomia ao questionar e verificar informações de maneira consciente e capacitada, revelando a importante ligação que a língua tem com a cultura de um país e como isso pode revelar um impacto negativo quando ignorado de forma a abrir espaço para práticas desfavoráveis durante o aprendizado de novas línguas.

Para conhecer o trabalho dos residentes da Letras/UFMG e saber tudo sobre subprojeto Letras do programa Residência pedagógica, acesse: http://rp.letras.ufmg.br/

Equipe:

Milenny Lauren Oliveira Brito
Pollyanna Marques de Abreu
Stephanie Crepalde
Coordenador institucional do RP/UFMG:
Admir Soares de Almeida Junior

Assessoria de Imprensa UFMG