Programa Residência Pedagógica da UFMG cria site para compartilhar projetos de ensino-aprendizagem

Os estudantes da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG que participaram das atividades do Programa Residência Pedagógica, entre os anos de 2020 e 2022, elaboraram um website para a divulgação dos projetos de ensino-aprendizagem desenvolvidos nesse período: o Residência Pedagógica da FALE/UFMG. A iniciativa visa ao compartilhamento de suas experiências e materiais produzidos com outros interessados, especialmente professores da educação básica. 

O site está organizado em quatro projetos, desenvolvidos de outubro de 2020 a março de 2022: Divulgação científicaEscritas de siLiteratura e arte como resistência e Representações estereotipadas das línguas inglesa, francesa e alemã. Tais projetos estão vinculados à Faculdade de Letras da UFMG e foram desenvolvidos nas seguintes escolas: Colégio Técnico da UFMG (Coltec), com a colaboração do preceptor Francis Arthuso Paiva; Escola Estadual Ari da Franca, acompanhado pela preceptora Osmara de Oliveira Portilho, e Escola Estadual Francisco Menezes Filho, com a preceptora voluntária por dois semestres, Daiane Patrícia Lopes Lima.

Tendo ocorrido no formato remoto (devido à pandemia de covid-19), grande parte das atividades do subprojeto Letras foi dedicada à compreensão e produção de projetos de ensino-aprendizagem que pudessem ser desenvolvidos na escola remotamente, com a mediação das tecnologias digitais, mas que podem perfeitamente ser adaptados para o contexto presencial. Apesar dos desafios, o contexto foi aproveitado para discussões a partir de leituras e práticas sobre o uso pedagógico crítico dessas tecnologias.

Programa Residência Pedagógica, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Sobre os projetos

Divulgação científica - O projeto Divulgação Científica: diálogos entre a ciência e a sociedade propôs a discussão sobre as dimensões dos saberes científicos e suas interseções com outros domínios do saber. Com isso, objetivou que os alunos conseguissem identificar as diferenças entre esses discursos e como eles impactam na sociedade. Também, se propôs a levar os alunos a identificar a relação ciência-sociedade, a partir da visão atual sobre a ciência de forma a colocar esse saber em diálogo com aquilo que está fora do ambiente acadêmico ou outros setores pares.

Escritas de si - A finalidade do projeto foi desenvolver atividades didáticas que permitiram ao aluno construir formas de imergir em si mesmo a partir de diversas experiências provocadas, principalmente, pelo processo de escrita, a fim de que ele percebesse o quanto essa modulação é produtiva no que tange ao seu comportamento perante a sociedade. Afinal, o processo de autoconhecimento é fundamental para explorarmos as nossas dificuldades e as nossas habilidades, o que nos faz indivíduos mais fortes e mais facilmente adaptáveis a quaisquer situações, dentre elas, a de comunicação – tão importante no ambiente escolar. 

Literatura e arte como resistência - A ideia desse projeto foi propor uma reflexão e um debate a respeito das produções artísticas de resistência, ou seja, que surgem de contextos de opressão e vulnerabilidade social, cultural e política. Seus objetivos consistiram em apresentar aos alunos diferentes manifestações culturais que surgem em contextos de vulnerabilidade, promover um debate sobre produções artísticas e sobre os limites e interseções entre as diversas linguagens artísticas e proporcionar um contato dos discentes com produções culturais locais marginalizadas com uma mediação voltada para uma análise crítica de suas apresentações. 

Representações estereotipadas das línguas inglesa, francesa e alemã - O projeto propôs uma reflexão acerca do contato com línguas estrangeiras, demonstrando como a idealização de seus falantes e o processo que envolve o aprendizado, ao ser estereotipado, pode levar a reclusões sociais, impedindo um progresso individual e cultural de cada falante. Assim, tal projeto visou uma melhor construção do pensamento crítico, uma capacitação de como se portar em situações de contato com culturas estrangeiras e um processo de autonomia ao questionar e verificar informações de maneira consciente e capacitada, revelando a importante ligação que a língua tem com a cultura de um país e como isso pode revelar um impacto negativo quando ignorado de forma a abrir espaço para práticas desfavoráveis durante o aprendizado de novas línguas.

Para conhecer o trabalho dos residentes da Letras/UFMG e saber tudo sobre subprojeto Letras do programa Residência pedagógica, acesse: http://rp.letras.ufmg.br/

Equipe:
Coordenadores de área
Daniervelin Pereira
Junot Maia

Preceptores
Francis Arthuso Paiva
Osmara de Oliveira Portilho
Daiane Patrícia Lopes Lima

Residentes

Línguas Estrangeiras
Ana Clara Lordeiro Mussulini
Anna Flávia Souza Martins
Carlos Eduardo Jardim Gonzaga
Kelly Maísa Araújo Carvalhaes
Larissa Helen Santos Kamke
Taynara Zanandreis

Língua Portuguesa
Ana Beatriz Silva Gomes
Beatriz Ferraz Jesus
Daniel Roger Gomes Martins
Isabella Moreira da Mata
Jackson de Sousa Figueiredo
Jorlan Olivlet Araujo
Júlia Miranda de Oliveira
Laís Marçal de Oliveira
Luiz Felipe Batista Monteiro
Maria Laura de Paula Nogueira
Milenny Lauren Oliveira Brito
Pollyanna Marques de Abreu
Stephanie Crepalde
Coordenador institucional do RP/UFMG:
Admir Soares de Almeida Junior

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Informação da Faculdade de Letras da UFMG

http://www.letras.ufmg.br/

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