Programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG aborda astronomia de forma criativa

O Espaço do Conhecimento UFMG leva os visitantes a uma verdadeira viagem pelo universo, combinando diversão e conhecimento, oficinas, sessões no Planetário e exibição de filme que trazem a astronomia e a ciência para mais perto do cotidiano.

No Terraço Astronômico será exibido o clássico Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, considerado o primeiro filme de ficção científica da história. Com muito humor e técnicas de ilusionismo, o curta-metragem narra a viagem de cinco astrônomos ao satélite natural da Terra. A projeção acontece nos sábados, dias 13 e 27 de janeiro, às 19h, e contará, em seguida, com uma atividade organizada pela equipe do Núcleo Astronomia do Espaço.

As aventuras continuam pelo nosso Sistema Solar, um complexo conjunto de oito planetas que giram ao redor do Sol. Você sabe qual é o maior deles? E o mais próximo do Astro Rei? Com o auxílio de um jogo de cartas, os visitantes vão descobrir essas e outras curiosidades na atividade Jogo do Sistema Solar, que acontece nos dias 10, 17, 24 e 28 de janeiro e 2 de fevereiro, às 11h, e 06, 13 e 20 de janeiro, às 14h. A participação é gratuita e tem classificação de 8 anos.

O Sistema Solar também é tema da oficina Teatro dos Planetas, em que os visitantes vão simular os movimentos e as posições desses corpos celestes utilizando braços e pernas. Quais planetas podem ser observados a olho nu? Qual leva mais tempo para dar uma volta completa ao redor do Sol? A atividade aborda essas e muitas outras curiosidades nos dias 7, 14, 21, 26 e 31 de janeiro, às 11h; 4, 11 e 18 de janeiro e 3 de fevereiro, às 14h, e 20 de janeiro, às 19h. A classificação é de 6 anos.

De terça a domingo, o Planetário exibe diversos filmes para todas as idades. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Confira a programação e a política de gratuidade e meia-entrada aqui.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Programação de férias de verão do Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 2 de janeiro a 4 de fevereiro, de terça a sexta e domingo, das 10h às 17h; e sábado, das 10h às 21h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

Participação: gratuita

Jogo do Sistema Solar

Quando: 3, 10, 17, 24 e 28 de janeiro e 2 de fevereiro, às 11h; 06, 13 e 20 de janeiro, às 14h

Classificação: a partir de 8 anos

Teatro dos Planetas

Quando: 7, 14, 21, 26 e 31 de janeiro, às 11h; 4, 11 e 18 de janeiro e 3 de fevereiro, às 14h; 20 de janeiro, às 19h

Classificação: a partir de 6 anos

Exibição do filme Viagem à Lua