Programação de maio no Espaço do Conhecimento UFMG
Em maio, o Espaço do Conhecimento UFMG promove uma extensa programação que irá estimular a imaginação e incentivar a reflexão crítica, por meio de expressões artísticas e lúdicas. O cronograma do mês inclui uma contação de histórias sobre as constelações greco-romanas, uma oficina sobre a fauna com a utilização de quadrinhos e uma atividade sobre a resistência e a ancestralidade dos Orixás. Entre os dias 12 e 18, o museu também integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Programação
Espaço aberto a educadores
Quando: 07/05 (quarta-feira), às 14h, e 10/05 (sábado), às 10h
Descrição: a atividade tem o objetivo de ampliar o diálogo do museu com as escolas e contribuir para a confluência de saberes e a democratização do acesso à cultura. Os interessados devem se inscrever via formulário.
Público: docentes, estudantes de licenciatura, educadores museais e demais públicos
Número de vagas: até 30 participantes
Oficina Desvendando as Constelações Greco-romanas
Quando: 10/05 (sábado), às 15h
Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: qual é o papel dos deuses e deusas no desenho das estrelas? Por meio da contação de histórias, a oficina irá responder questões relacionadas às heroínas, aos heróis e às narrativas greco-romanas representadas no céu.
Duração aproximada: 1h
Público: crianças, jovens, adultos e idosos
Número de vagas: até 15 participantes
Oficina - Narrativas da Fauna em Quadrinhos
Semana Nacional de Museus
Quando: 17/05 (sábado), às 15h
Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: com o objetivo de explorar os principais elementos envolvidos na criação de uma página de quadrinhos, os participantes serão convidados a desenvolverem uma narrativa curta inspirada na diversidade da fauna presente na instalação Árvore da Vida da exposição demasiado humano, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG. A partir da observação e da imaginação, o público poderá criar uma fábula em quadrinhos, uma tirinha ou uma pequena história que valorize a vida animal em toda a sua riqueza e singularidade. A atividade é desenvolvida em parceria com o Grupo de Quadrinhos da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG.
Público: todos os públicos, a partir de 10 anos
Duração aproximada: 1h30
Número de vagas: até 20 participantes
Oficina - Confluências de Mundos
Semana Nacional de Museus
Quando: 18/05 (domingo), às 15h
Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: a oficina visa resgatar a exposição Mundos Indígenas, que esteve no Espaço do Conhecimento UFMG entre 2019 e 2023, a partir de conceitos dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Tikmῦ’ῦn (Maxakali) e Pataxoop. Os participantes também serão convidados a refletir sobre diferentes mundos e modos de existir, em diálogo com as concepções de Ailton Krenak e Nego Bispo presentes na exposição de longa duração demasiado humano.
Público: crianças, jovens, adultos e idosos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: até 15 participantes
Oficina - Tarde de Jogos
Quando: 24/05 (sábado), das 14h às 17h
Entrada livre e gratuita, sujeita à lotação
Descrição: durante a atividade, o público será convidado a experienciar diversos jogos de tabuleiro que utilizam cartas, peças e outros elementos analógicos. A tarde de jogos também visa estimular a interação e a socialização entre os participantes.
Duração aproximada: 3h
Público: todos os públicos, a partir de 6 anos
Oficina - Caminho dos Orixás: Resistência e Ancestralidade
Quando: 25/05 (domingo), às 15h
Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: a partir da cultura e cosmologia Yorubá, a atividade abordará a origem dos Orixás, de que modo suas histórias atravessaram o Atlântico junto com o povo negro escravizado e como elas continuam a resistir e a se renovar no Brasil. A oficina também irá propor uma roda de conversa intitulada Isso é macumba?, que abordará dúvidas sobre religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e contribuindo para o combate aos estigmas propagados pela intolerância religiosa.
Público: todos os públicos, a partir de 6 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: até 20 participantes
Oficina - Fases da Lua
Quando: 31/05 (sábado), às 15h
Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: a oficina ensinará os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário: quando ela nasce e se põe, suas fases e por que ocorrem os eclipses, por meio de modelos construídos em papel e do próprio corpo dos participantes.
Público: todos os públicos, a partir de 7 anos
Número de vagas: até 15 participantes
Observações no Terraço Astronômico
Observação Noturna: 10, 17, 24 e 31/05 (sábados), das 19h às 20h45
Retirada on-line de 105 senhas a partir das 17h30.
Observação Solar: 11, 18 e 25/05 (domingos), das 11h às 12h30
Retirada on-line de 90 senhas a partir das 10h
Descrição: a cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas tem acesso ao Terraço Astronômico para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.
Público: todos os públicos, a partir de 6 anos
Ingressos: retirada de ingressos gratuitos via plataforma Sympla
As atividades estão sujeitas às condições climáticas
Sessões de Planetário
Em uma experiência imersiva no Planetário do museu, os visitantes poderão conhecer mais sobre o mundo da astronomia. A programação pode ser acessada pelo site e os ingressos devem ser adquiridos na recepção no mesmo dia da atividade, com pagamento exclusivamente via cartão de débito ou pix. Esta é a única atração paga do museu, com entradas no valor de R$14 (inteira) e R$7 (meia-entrada).