Programação de março incentiva o interesse pela astronomia com atividades divertidas no Espaço do Conhecimento UFMG

Nos fins de semana no museu, é possível aprender com jogos e brincadeiras; a participação é gratuita

A programação de março do Espaço do Conhecimento UFMG está imperdível! Os visitantes poderão assistir às sessões do Planetário, que ocorrem diariamente, e participar de oficinas que os levam a explorar o espaço como verdadeiros cientistas. Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350; pelo site www.espacodoconhecimento.org.br e nas redes sociais do museu.

O que tem dentro da caixa? Esse é o mistério que as crianças devem desvendar na oficina Brincando de Ser Cientista, que ocorre no sábado, 10 de março, às 14h, e no domingo, 25 de março, às 11h. Usando os sentidos e métodos científicos, os pequenos vão criar hipóteses para descobrir que objeto há na caixa. Não vale espiar! A atividade é indicada para maiores de 6 anos.

As descobertas continuam com o Jogo do Sistema Solar, no qual o visitante é convidado a testar seus conhecimentos sobre o conjunto de planetas que giram em torno do Sol. Você sabe qual é o mais distante da estrela central? E o mais quente dos planetas? A atividade faz uso de cartas e promete muitas curiosidades. Acontece no domingo, 11 de março, às 11h, e no sábado, 24 de março, às 14h. A classificação é de 8 anos.

As aventuras pelo Sistema Solar também estão na atividade Teatro dos Planetas, em que os participantes simulam seus movimentos e posições. Fatos como a velocidade desses corpos celestes e quais deles podem ser vistos da Terra são abordados nessa oficina, que acontece no domingo, 18 de março, às 11h, e no sábado, 23 de março, às 14h. A classificação indicativa é de 6 anos.

Já na oficina Relógio de Sol, o visitante é convidado a aprender como determinar as horas a partir dos pontos cardeais e das sombras projetadas pelo Sol. Com o auxílio de uma tabela, é possível converter a hora solar aparente em horário padrão, dos relógios convencionais. A atividade é indicada para maiores de oito anos e ocorre no domingo, 1° de abril, às 11h.

Planetário

De terça a domingo, o Planetário exibe diversos filmes para todas as idades. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Confira a programação e a política de gratuidade e meia-entrada aqui.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Brincando de Ser Cientista
Quando: 10 de março, às 14h, e 25 de março, às 11h
Classificação: a partir de 6 anos

Jogo do Sistema Solar
Quando: 11 de março, às 11h, e 24 de março, às 14h
Classificação: a partir de 8 anos

Teatro dos Planetas
Quando: 18 de março, às 11h, e 31 de março, às 14h
Classificação: a partir de 6 anos

Relógio de Sol
Quando: 1º de abril, às 11h