Programação semanal do Conservatório UFMG tem música instrumental, erudita e prática de improvisação

A programação gratuita do Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG) para a próxima semana, de 24 a 27 de outubro, conta com apresentações de música instrumental e erudita, além de uma prática de improvisação.

Performare

No dia 24 de outubro, segunda-feira, às 19h30, o Performare apresentará o Recital de Piano com o musicista Maurício Veloso. No programa, obras de Bach, Haydn, Lanna, Granados e Chopin.

O recital pode ser dividido em três partes, a primeira com uma transcrição de Ferrucio Busoni de um Prelúdio-Coral de Bach, original para órgão e uma sonata de Haydn, sua única na tonalidade de dó menor. Na parte central, os Quatro Momentos Musicais, miniaturas preciosas do compositor mineiro Oiliam Lanna, professor da UFMG. E, por último, a apresentação de duas diferentes Baladas, El Amor y la Muerte, do compositor espanhol Enrique Granados, sutilmente conectada à famosa Balada no. 4, de Chopin.

Natural de Governador Valadares, Minas Gerais, Maurício Veloso iniciou seus estudos de piano aos seis anos de idade. É bacharel em Música/Piano pela Escola de Música da UFMG, mestre em Música/Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Música/Piano (Doctor of Music, Music Literature and Performance) pela Indiana University Jacobs School of Music, Bloomington, EUA. Tem se apresentado frequentemente como solista e camerista, em concertos tanto no exterior como no Brasil. 

Desde 1993, Maurício Veloso é professor na Escola de Música da UFMG, onde leciona principalmente Piano, Música de Câmera e Literatura do Piano. Com presença destacada na Instituição durante todos esses anos, atuou ativamente na administração universitária, coordenou relevantes projetos de extensão e viu vários de seus alunos se destacarem em concursos artísticos e acadêmicos. Seus mestres descreveram Maurício Veloso como “talentoso, musical, sensível e capaz ... um sincero e verdadeiro artista” (Michel Block) e “verdadeiro artista e refinado pianista” (Leonard Hokanson).

Conexões Musicais

No dia 25 de outubro, terça-feira, às 19h30, o Conexões Musicais receberá o duo composto pelo saxofonista Nivaldo Ornelas e pelo pianista Kiko Continentino, no show Música Instrumental Popular do Brasil

A apresentação faz parte da programação Especial 2022: Retratos do Brasil do Conservatório UFMG, que marca as comemorações do bicentenário da independência do Brasil com concertos e shows que retratam manifestações muito diversas da música brasileira e ajudam a refletir sobre a identidade plural no país. Artistas renomados e de larga experiência em campos musicais específicos estarão dividindo sua música, suas ideias e sua vivência dentro do grande universo da música brasileira.

Kiko Continentino é pianista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical, o belorizontino radicado em Niterói tem nove álbuns instrumentais lançados, com farta produção autoral. Iniciou como músico profissional aos 15 anos em Belo Horizonte, no início de 1985. Kiko toca desde 1995 com o cantor Milton Nascimento (seu parceiro em três canções), com quem gravou vários CDs e DVDs. Seu nome está associado a uma constelação mundial de artistas, com os quais realizou gravações e participou de diversos shows e eventos. Trabalhou em palco e estúdio com músicos e artistas renomados da MPB, jazz e da pop music.

Nivaldo Ornelas é saxofonista, flautista, compositor e arranjador. Foi um dos fundadores do Berimbau Jazz Clube, ponto de encontro dos músicos mineiros nos anos 60. Logo depois, participou do Clube da Esquina, assinando os solos dos principais álbuns de Milton Nascimento e Toninho Horta. Transitando bem entre o popular e erudito, é autor de mais de 200 obras, entre composições para orquestras de câmara ou sinfônica, música popular, trilhas para cinema, teatro e balé.  Nos últimos anos, atuou como solista com diferentes orquestras do Brasil. Em 2011, idealizou a Jazz Mineiro Orquestra - na big band formada por 25 artistas de Belo Horizonte. Em 2016, concluiu o seu projeto sinfônico Série Brasil Holanda - 15 obras que retratam a influência holandesa na música.

Jam da Retomada – dança e música

No dia 26 de outubro, quarta-feira, às 19h30, o Conservatório UFMG apresentará Jam da Retomada – dança e música com a facilitadora da prática Vitória Regina do ImContato. Neste ano, a prática do Contato Improvisação (CI) comemora 50 anos e nada melhor do que uma Jam, esse grande encontro de composição dançante para comemorar essa data especial. 

O CI é uma prática relacional consensual em que duas ou mais pessoas interagem em contato físico, se deslocando no espaço-tempo com diferentes qualidades de toque, peso, pressão, rolamentos, deslizamentos, no movimento, nas ações, sem se configurar uma coreografia ou mesmo se apegar a uma intenção pré-definida, desenhando o caráter improvisacional dessa prática, da criação na hora. 

Vitória Regina é a idealizadora do Festival de Contato Improvisação em BH, que em 2015 deu o passo ousado de começar essa jornada, no intuito de fomentar e co-criar uma comunidade dessa prática na cidade. Sempre imbuída do desejo de aguçar e promover o caráter colaborativo tão presente na prática do CI. Ela é formada em canto e dança - artista multidisciplinar, bailarina, performer, cantora, docente, produtora, pesquisadora em educação somática, terapeuta Bowen. 

Palco Livre

Para celebrar a cultura popular brasileira, o Palco Livre receberá no dia 27 de outubro, quinta-feira, às 19h30, o contrabaixista Rafael de Sousa e o saxofonista Cléber Alves. Com arranjos vivos, próprios, feitos com todo o carinho que essa formação merece, os músicos apresentarão um repertório autoral. Samba, bossa, ijexá, baião e tudo o que possa emocionar e fazer vibrar. O show terá a participação do pianista Gustavo Figueiredo e do bateirista André Limão.

Rafael de Sousa iniciou sua vida musical aos nove anos de idade, por influência do seu pai, tocando em contextos religiosos. Aos dez anos, conheceu o contrabaixo elétrico e se apaixonou pela sonoridade. Embora sempre tenha sido curioso por todo o universo musical e seus instrumentos pertencentes, a identificação pelo contrabaixo permaneceu até hoje.

Em 2015, iniciou seus estudos mais aprofundados de contrabaixo elétrico na Escola de Música de Brasília e se formou em 2019. Já atuando profissionalmente desde 2013, passou por variados estilos, como o pop/rock, gospel, jazz, MPB, sertanejo, bailes e instrumentais. Em 2019, lançou seu primeiro álbum Embryo, resultado da sua primeira influência musical na infância: ouvir e tocar baladas. Seu último lançamento foi seu terceiro álbum autoral chamado Groovaholic, disponível nas plataformas digitais, além de vários singles.

Serviço:

Performare
Maurício Veloso apresenta Bach, Haydn, Lanna, Granados e Chopin
Música erudita
Data: 24 de outubro 
Segunda-feira / Horário: 19h30

Conexões Musicais
Especial 2022: Retratos do Brasil
Música Instrumental Popular do Brasil
Nivaldo Ornelas (saxofone) e Kiko Continentino (piano) 
Música instrumental
Data: 25 de outubro de 2022
Terça-feira / Horário: 19h30

Especial
Jam da Retomada – dança e música
Facilitadora da prática: Vitória Regina (ImContato)
Contato Improvisação
Data: 26 de outubro 
Quarta-feira / Horário: 19h30

Palco Livre 
Rafael de Sousa convida Cléber Alves
Música instrumental 
Data: 27 de outubro 
Quinta-feira / Horário: 19h30

Local: Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG)

Entrada franca

Info: 3409-8300

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

Serviço

Programação semanal do Conservatório UFMG

24 a 27 de outubro de 2022

Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG)