'Projeto Carroceiros' da UFMG retoma as atividades

O projeto da UFMG Carroceiros, cujo nome original é Correção Ambiental e Reciclagem com Carroceiro de Belo Horizonte, retornou às atividades. “Para os carroceiros é muito importante o projeto voltar, justamente porque em muitas vezes o único acesso que eles tinham às vacinas e a uma certa assistência veterinária era dada em ocasiões como essa”, ressalta Renata de Pinho Maranhão, professora coordenadora do Projeto Carroceiros.

O projeto nasceu em 1997, fruto de uma parceria da UFMG com a Secretaria de Limpeza Urbana (SLU) da Prefeitura de Belo Horizonte a partir da necessidade de incrementar a coleta de resíduos da construção civil, anteriormente descartados em locais clandestinos. Foram criadas então as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV’s), onde o descarte é feito de maneira segura e sanitária. Após o mais recente retorno, as URPV’s foram distribuídas entre as universidades participantes do projeto e a UFMG ficou com as unidades mais próximas do campus Pampulha.

A saúde dos animais de tração também é uma preocupação do projeto. Por isso, o Hospital Veterinário da UFMG proporciona descontos no atendimento para os carroceiros. A aplicação de vacinas e vermífugos em animais sem custo para os profissionais também está sendo realizada pelos alunos e pós-graduandos da Escola de Veterinária UFMG. Com o retorno, é necessário que os carroceiros façam um curso de orientações, oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte, além de um pré-cadastro. 

Todas as atualizações do projeto são divulgadas nas redes sociais do Grupo de Estudos em Medicina Interna Equina da UFMG (Emie). Confira também o vídeo da TV UFMG sobre o Projeto Carroceiros.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da Escola de Veterinária da UFMG

(31) 98899-2196

http://www.vet.ufmg.br/