Projeto da Arquitetura UFMG mapeia jardins plantados em lotes ao longo do leito do Arrudas

No bairro São Geraldo, região Leste de BH, áreas verdes chegam a 50%, índice que superou as expectativas iniciais da equipe

projeto da Escola de Arquitetura da UFMG Jardins possíveis mapeia jardins urbanos plantados ao longo do leito do Ribeirão Arrudas, no Barreiro, no bairro São Geraldo, região Leste, e no hipercentro de Belo Horizonte. O objetivo é compreender a relação pessoas-natureza e pensar em alternativas para embasar políticas para as cidades e os espaços públicos.

A pesquisa, realizada desde 2017, já mapeou 865 lotes no São Geraldo e reuniu mais de 120 entrevistas com os jardineiros responsáveis por manter e disseminar as áreas verdes nesses locais. O projeto também inclui narrativas feitas nos próprios jardins, etapa interrompida em razão da pandemia.

Com base em análise dos dados coletados até o momento, é possível concluir que há mais áreas verdes na cidade do que se sabia. A professora Luciana Bragança, do Departamento de Projetos, estimava que somente de 20 a 30% do território teria a presença de jardins, mas, no São Geraldo, o índice chega a 50,3%. A pesquisa classifica como jardim uma área verde que ocupe, no mínimo, 20% das dimensões do lote, conforme preconiza a Lei de Uso e Ocupação do Solo de Belo Horizonte

Outras conclusões preliminares dizem respeito às motivações para criar esses espaços e à eficácia de políticas públicas relacionadas às áreas permeáveis na cidade. A maioria dos jardins surgiu em razão do senso de comunidade e por motivações religiosas e medicinais. Como somente metade dos lotes analisados seguem os limites definidos por lei para áreas permeáveis, a professora sugere incentivos públicos, como desconto no IPTU para quem mantém um jardim com área superior à definida por lei e indicação de agentes comunitários que estimulem a população local a preservar os espaços verdes.

Dos jardins para a sala de aula

A pesquisa Jardins possíveis inspirou a professora Luciana Bragança a ofertar uma disciplina de projetos para incentivar estudantes do curso de Arquitetura da UFMG a pensar a cidade para além do ser humano – com foco, por exemplo, na água, em plantas, animais e nos terrenos.

Saiba mais em vídeo produzido pela TV UFMG (equipe: Maria Carolina Martins – produção; João Ameno – produção; Rafael Breno – imagens; Marcia Botelho - edição de imagens; Jessika Viveiros - edição de conteúdo):

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG