Projeto da UFMG 'Ciência na Web' leva conhecimentos científicos à educação básica

Vídeos com experimentos químicos, podcasts e kits para as escolas estão entre as ações

A fim de popularizar a ciência e aproximá-la do dia a dia das pessoas, o projeto Ciência na Web produz materiais e conteúdo sobre ciências com uma linguagem simples e acessível. O objetivo da iniciativa, vinculada ao Departamento de Química da UFMG, é levar o conhecimento científico produzido na Universidade à comunidade externa, principalmente aos professores e estudantes da rede básica de educação.  

Entre as ações estão a elaboração de kits de materiais para a realização de experimentos e a produção de vídeos acerca dessas práticas, os quais são publicados na plataforma YouTube.

Com o apoio do edital de produtos da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG, o projeto doou 50 desses kits a escolas de Minas Gerais, Santa Catarina, Piauí e Distrito Federal. Além disso, foi disponibilizado um roteiro para orientar os professores na realização dos experimentos em laboratório ou na sala de aula. 

O projeto Ciência na Web também produz podcasts e postagens para blogInstagram, entre outras plataformas digitais.

Fortalecimento de laços

A professora Maria Helena de Araújo, coordenadora do projeto, destaca que as ações permitem aumentar o alcance da divulgação da ciência para jovens estudantes e fortalece os laços entre a Universidade e a sociedade. “Tão importante quanto produzir ciência é comunicar essa ciência à sociedade, que anseia por esse conhecimento, que, na maioria dos casos, fica restrito ao ambiente acadêmico”, avalia a docente.

No projeto, estudantes atuam como voluntários e têm a possibilidade de aprimorar suas habilidades como disseminadores e multiplicadores desse conhecimento. 

A equipe conta com estudantes de diversos cursos da graduação e pós-graduação da UFMG e também de outras instituições, como Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG) e Universidade de Itaúna.

Assista também vídeo de divulgação do projeto.

Texto de Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG