Projeto da UFMG estuda planejamento no sistema de saúde público municipal para enfrentamento da Covid-19

Analisar as fragilidades e dificuldades para o planejamento em saúde no SUS em municípios de pequeno porte da Região Metropolitana de Belo Horizonte vinculados à Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte para ao enfrentamento da Covid-19 e desenvolver programa de educação permanente com os gestores e técnicos municipais para a construção de ações de prevenção, monitoramento e enfrentamento do vírus e sequelas relacionadas à pandemia. Esses são os objetivos de um estudo coordenado pelas professoras do curso de Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG, Kátia Ferreira Costa Campos e Mery Natali Silva Abreu.

Serão utilizados questionários como instrumentos de captação de dados qualitativos e será feita análise documental para captação de dados relativos aos planos municipais de saúde e documentos afins, assim como dados relativos à situação de saúde em relação a pandemia pelo novo coronavírus. O projeto terá a duração de um ano. Pretende-se, como intervenção, desenvolver um processo de Educação Permanente relacionado à revisão da programação anual 2020 e 2021, tendo em vista a pandemia.

“Espera-se com o estudo fornecer subsídios para a revisão da programação anual 2020/2021 e para a gestão e planejamento em serviços públicos de saúde municipais, assim como informações significativas para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais sobre o uso das ferramentas do planejamento no SUS, frente a ocorrência de pandemia”, explicou a professora Mery. Além da professora Kátia e Mery, o projeto conta com as professoras Vanessa de Almeida Guerra, Keli Bahia F. Zochrato, Adriane Vieira, Mirela de Castro, Sônia Maria Nunes, Karla Rona; a bolsista extensão Ana Paula Lima Bezerra e o aluno de graduação voluntário Marcos Weber.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

(31) 3409-9883 – 99278-2799

www.enfermagem.ufmg.br