Projeto da UFMG promove atividades esportivas para crianças com autismo e paralisia cerebral

Pioneiramente implantado no Brasil por grupo da EEFFTO, atividade tem interfaces com o ensino, a pesquisa e a extensão

O projeto Sports Stars Brasil, implementado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, foi criado na Austrália em 2017 com o objetivo de atender crianças e adolescentes com paralisia cerebral e transtorno do espectro autista. O método visa à promoção de competências que facilitam a transição das terapias convencionais para a prática de atividades físicas e recreativas na comunidade de maneira lúdica e divertida.

As crianças brincam, movimentam o corpo e interagem, por meio de intervenções centradas no esporte coletivo: futebol, handebol, atletismo e basquete, com foco na promoção e melhoria de habilidades com bola, corrida, salto e arremesso. São realizadas intervenções fisioterapêuticas, acompanhadas pelo grupo, que conta com 14 integrantes, entre professores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado da EEFFTO.

Coordenado pelo professor Hércules Leite, do Departamento de Fisioterapia da UFMG, o projeto está recebendo inscrições dos interessados via Instagram (www.instagram.com/sports.starsbrasil), e-mail (sportsstarsbrasil@gmail.com) ou WhatsApp (31 99724-3871).

Veja detalhes do projeto na reportagem da TV UFMG:

Equipe: Renata Valentim (produção, reportagem e edição de conteúdo), Antonio Soares (imagens) e Otávio Zonatto (edição de imagens).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG