Projeto da UFMG que monitora esgoto confirma agravamento da pandemia em Belo Horizonte

Total estimado de pessoas infectadas, na faixa de 250 mil pessoas, voltou a subir após duas semanas de redução

Belo Horizonte registrou cerca de 250 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus na segunda semana epidemiológica de 2021 (9 a 15 de janeiro). A estimativa é do projeto Monitoramento Covid Esgotos, coordenado e executado por equipe da UFMG. O total estimado de infectados na capital voltou a subir após duas semanas de redução. A variação provável é de 190 a 345 mil pessoas, em cenário que reforça dados de outras fontes sobre o agravamento da pandemia na capital mineira.

Na semana epidemiológica 02/2021, todas as regiões monitoradas em BH apresentaram resultados positivos para a detecção do novo coronavírus, tanto na bacia do Arrudas como na bacia do Onça. A população total infectada estimada para o conjunto de regiões (sub-bacias de esgotamento) que contribuem com esgoto para as estações de tratamento (ETEs) Arrudas e Onça situa-se na faixa observada desde a semana epidemiológica 50 de 2020 (variação provável entre 200 e 300 mil pessoas).

Em Contagem, a população infectada estimada referente às regiões monitoradas do município na última semana de monitoramento foi de cerca de 45 mil pessoas, indicando leve aumento em relação ao valor observado na semana epidemiológica 01/2021.

“A estimativa de 250 mil pessoas infectadas é cerca de três vezes maior do que a de julho do ano passado, quando foi registrado o pior momento da pandemia em Belo Horizonte”, comenta a professora Juliana Calábria, da Escola de Engenharia da UFMG, que integra a coordenação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) ETEs Sustentáveis, sediado na Universidade. Ela acrescenta que a última semana de monitoramento já se valeu do aprimoramento do cálculo das estimativas de pessoas infectadas, que passa a guardar ainda mais coerência com a população que efetivamente contribui com o esgoto das ETEs Arrudas e Onça.

O projeto-piloto Detecção e quantificação do novo coronavírus em amostras de esgoto nas cidades de Belo Horizonte e Contagem é iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do INCT ETEs Sustentáveis, em parceria com a Copasa, empresa de saneamento estadual, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas e a Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

Veja painel interativo que mostra os dados apurados pelo projeto e acesse para ler o último boletim.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG