Projeto da UFMG que prepara para o Enem tem mais alunos com adoção das aulas on-line

FaceEduca, iniciativa de extensão, busca aliar o salto no número de estudantes ao cuidado com a qualidade

Em regime de aulas a distância desde março de 2020, o projeto de extensão FaceEduca, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, passou a atender mais estudantes em preparação para o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, que terá sua próxima edição em janeiro e fevereiro de 2021.

O número de alunos mais que dobrou em relação aos tempos de aulas presenciais, rotina até o começo da pandemia de covid-19. O cursinho saltou de 49 para os atuais 106 estudantes matriculados. “Esse aumento se deve ao fato especialmente de que não há mais o limite de capacidade da sala de aula presencial”, explica a coordenadora do FaceEduca, a estudante Taís Terra.

Ela acrescenta que, apesar de as atividades ocorrerem como antes, a frequência aumentou em utilização da utilização de plataformas diversas. “Temos oferecido aulas aos sábados, live no Instagram, videoaulas gravadas e disponibilizadas no YouTube, monitorias individuais por meio do WhatsApp, hangouts, e-mail etc.”

Qualidade é prioridade

De acordo com o coordenador do FaceEduca, o estudante João Pedro Panza, o aumento de matriculados é acompanhado por ações que buscam manter a qualidade e o atendimento personalizado. “Os alunos contam com monitorias, assistência psicológica e acompanhamento individual por apadrinhamento. Cada extensionista voluntário apadrinha, no mínimo, um aluno do cursinho”, explica Panza, que é também diretor de comunicação do projeto.

Outro objetivo da iniciativa tem sido compreender melhor os estudantes que acessam o canal do YouTube. “Atualmente, há 7.280 inscritos, dos quais 70% são mulheres, a maioria entre 18 e 24 anos. Com dados como esses, vamos traçar o perfil do público e entender em maior profundidade quem está do outro lado da tela, o que vai ser importante para ajudarmos as pessoas em suas necessidades”, informa o coordenador.

Lições da pandemia

A experiência virtual tem servido para que a coordenação do FaceEduca repense a atuação do projeto em um cenário pós-pandemia. “As aulas a distância foram um ponto positivo da quarentena. A pandemia propiciou que a gente considerasse o modelo de aulas on-line. Vamos manter as aulas presenciais, que estão na essência do funcionamento do projeto, mas queremos investir em recursos humanos, financeiros e técnicos nessa 'nova' realidade que veio para ficar, atingindo impacto muito maior", comenta João Pedro Panza.

Desde o dia 30 de março de 2020, o FaceEduca se adaptou às aulas de preparação para o Enem integralmente on-line. O cursinho está oferecendo videoaulas, aulas ao vivo e interações com os participantes.

O projeto nasceu em agosto de 2019, com a missão de contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior e ajudar na transformação do Brasil. O cursinho, que é gratuito, conta com a participação de alunos provenientes de escolas públicas de Belo Horizonte e da região metropolitana. A iniciativa integra a Rede de Cursinhos Populares e Comunitários da UFMG

Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do projeto.

Leia mais sobre os cursinhos solidários da UFMG no período de quarentena.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG