Projeto da UFMG vence prêmio de associação de escolas de arquitetura da América do Sul

‘Diálogos – janelas afora, portas adentro’ acolhe as múltiplas formas de estar na cidade vivenciadas e compartilhadas pelos seus moradores

Criado com o objetivo de representar, visualizar e ler os territórios sob a perspectiva dos moradores, para compreender os processos de exclusão e desigualdade, o projeto Diálogos – janelas afora, portas adentro, da Escola de Arquitetura da UFMG, conquistou o Prêmio Extensão Arquisur 2021, no 24° Congresso da Associação de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul (Arquisur).

Por meio de textos, imagens e vídeos, moradores compartilharam as múltiplas formas de estar na cidade, que contemplam também as narrativas sobre a moradia no contexto da pandemia.

Vinculado ao grupo de pesquisa Praxis e coordenado pela professora Denise Morado, o projeto conta com a colaboração de estudantes da disciplina Laboratório Transversal A – Diálogos na Cidade.

Formada por instituições da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai, a Arquisur realiza, anualmente, encontros e congressos no âmbito acadêmico, científico, tecnológico, educacional e cultural.

Universidade e sociedade no pós-pandemia

Em 2021, o 39° Encontro e o 24° Congresso foram sediados pela Universidade de Chile e pela Universidade Nacional de Tucumán (Argentina) e abordaram o tema Universidad y sociedad en la pospandemia: latinoamérica y la construcción de espacios para um desarrollo recíproco.

A Arquisur reconhece iniciativas que contemplam um conjunto de ações planificadas para produzir e desenvolver a transferência de conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais produzidos pelas universidades.
Mais informações estão disponíveis no site do projeto

(Texto de Gabriela Francine)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG