Projeto de extensão da UFMG lança campanha de mapeamento dos casos de violência contra a mulher em Belo Horizonte

O Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão em Crimes contra a Mulher (CRIM) da UFMG promove, no dia 1º de junho, às 19h, a Conversa sobre: a importância do trabalho em conjunto dos órgãos oficiais, academia e organizações da sociedade civil no mapeamento, prevenção e combate à violência contra a mulher. O evento, que inaugura a campanha #PORTODASBH, ocorrerá com transmissão pelo YouTube.

Os casos de violência contra a mulher na cidade de Belo Horizonte alcançam números cada vez maiores. Porém, a grande subnotificação e falta de um sistema integrado e transparente dos dados oficiais dificulta o trabalho das diferentes organizações de prevenção e combate. Dessa forma, a campanha #PORTODASBH objetiva mapear os casos de violência contra a mulher na cidade, tanto os que chegam à Delegacia da Mulher (DEAM), quanto os não notificados, a fim de torná-los acessíveis, transparentes e públicos.

Para isso, conta-se com a construção de um site que sistematizará e transformará em gráficos as variáveis dos Boletins de Ocorrência da Delegacia da Mulher e as respostas de um formulário presente no próprio portal para que mulheres no geral possam relatar seu caso de forma anônima e sem se vincular à denúncia. Assim, pretende-se gerar material de qualidade suficiente para permitir um melhor entendimento do perfil da mulher vítima de violência e da dinâmica dessa violência.

A academia, as organizações da sociedade civil e as próprias entidades governamentais conseguirão estudá-los, estabelecendo medidas mais assertivas e eficientes na prevenção e combate à violência contra a mulher na capital.

O projeto CRIM foi criado em 2019 por um grupo de jovens estudantes universitários da UFMG que perceberam a falta de um espaço de denúncia e enfrentamento da violência de gênero dentro dessa instituição. O objetivo é combater a violência de gênero pela conscientização social, procurando romper com os padrões culturais que contribuem para a perpetuação desse problema, por meio do acesso à informação qualificada e escuta humanizada.

Mais informações pelo e-mail: crimufmg@gmail.com.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG