Projeto de extensão da UFMG lança site Como Ler Infográficos

Com o propósito estimular uma reflexão sobre o uso da infografia na imprensa, o projeto de extensão Como ler Infográficos lança seu site nesta quarta-feira, 14 de outubro. Trata-se de um espaço dedicado à orientação sobre a leitura e a recepção de infográficos, com uma linguagem clara e precisa, por meio de dicas práticas. O projeto é desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG.

Infográfico é uma ferramenta gráfica utilizada para transmitir uma informação, não somente por intermédio de textos, mas também por meio de recursos visuais, como: mapas, desenhos, diagramas, entre outros. O uso de infográficos é bastante comum. Eles podem ser encontrados em livros didáticos, materiais escolares, enciclopédias, cartilhas,jornais, revistas, telejornais e na internet. Podem incorporar imagens, vídeos, sons e outros recursos interativos. Assim, os infográficos ajudam a explicar um assunto complexo de maneira simples e objetiva, como no caso de uma pandemia, um desastre ambiental, um acidente ou um esquema de corrupção.

Com o surgimento da pandemia de covid-19, a produção de infográficos na internet tem se tornado cada vez mais popular. Por isso, a equipe do projeto de extensão procura explicar alguns infográficos da pandemia para ajudar a compreender a mensagem que eles querem transmitir. Dessa maneira, o projeto visa compartilhar e aproximar os estudos do ambiente universitário com outros setores da sociedade, além de apresentar estratégias de informação e desinformação que são realizadas por meio de infográficos.

Os conteúdos abordados pelo site são:

·         Por que ler infográficos?

·         Estudos sobre infografia

·         Por que infográficos ajudam a entender a pandemia?

·         Glossário de termos

·         Roteiro de leitura de leitura de infográficos.

Serviço:

Lançamento do site Como Ler Infográficos