Projeto de Ginástica Artística da EEFFTO-UFMG atende alunos com diferentes histórias e objetivos

Um dos projetos de extensão desenvolvidos dentro da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG é o ‘Oficina de Esportes: Ginástica Artística’, coordenado pelo professor Márcio Mário Vieira, do Departamento de Esportes da Escola, e que completou dois anos recentemente. O objetivo do projeto é fazer com que diferentes públicos, começando por crianças a partir de cinco anos, aprendam acrobacias e se tornem habilidosos e capazes de participarem de diferentes eventos, nos quais tais movimentos sejam requisitados.

A prática da Ginástica Artística com viés competitivo traz muitos benefícios, até para quem não tem perspectivas de competir. Pontos como o auxílio da Ginástica Artística na manutenção da forma física, no enfrentamento de desafios do cotidiano e preservação da saúde mental foram levantados por praticantes e pelo treinador Márcio Mário Vieira.

Maíra Cesarino Soares, que trabalha com teatro e circo, é componente do projeto de Ginástica há aproximadamente dois anos e atualmente está grávida, mas não deixa o treino de lado, pois afirma que a ginástica artística a ajuda a manter um bom condicionamento físico durante os intervalos entre espetáculos, além de declarar a importância do esporte no dia-a-dia. Para Maíra, a prática da ginástica artística e suas acrobacias têm ajudado durante o processo da gravidez. Sua continuidade no esporte teve permissão da sua médica, que inclusive a incentivou.

“Acho que tem me ajudado bastante durante o processo da gravidez. Como eu já tinha uma prática física e acrobática anteriores à gravidez, minha médica permitiu que eu continuasse na ginástica e disse que meu próprio corpo iria me dizer o que eu não conseguiria mais fazer com o passar do tempo”, expressou.

Márcio Mário Vieira, coordenador do projeto, pontuou as metas do ‘Oficina de Esportes: Ginástica Artística’, além de declarar que as pessoas procuram o projeto com diferentes finalidades: “Hoje atendemos um público a partir dos cinco anos, sem ter idade limite, tendo adultos que já se aproximam da meia idade. Nossa perspectiva é conseguir levar as pessoas a fazerem uma atividade que as façam chegar ao âmbito competitivo. Na turma de adultos, cada um tem diferentes finalidades dentro da modalidade. O projeto está aberto à população em geral e tem como objetivo ensinar acrobacias e utilizá-las como uma atividade física, para melhorar a qualidade de vida, proporcionar os benefícios cabíveis desde a formação do ponto de vista cognitivo até o meio social”, falou.

Texto de Isabela Trindade e Yves Vieira 

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG – – –

(31) 3409-2339 / 9 7537-0084

www.eeffto.ufmg.br

Serviço

Projeto de Ginástica Artística da EEFFTO-UFMG atende alunos com diferentes histórias e objetivos

10 de dezembro de 2018

13h54

Site da EEFFTO UFMG