Projeto do Ano: ferramenta desenvolvida na UFMG vence premiação do setor elétrico

A ferramenta ajuda a restaurar a conexão dos usuários à rede de energia

O projeto Gestor Integrado de Falhas, desenvolvido por pesquisadores da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, foi reconhecido como Projeto do Ano na última edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase), realizada nos dias 7 e 8 de agosto, em Belo Horizonte. O evento itinerante, que está em sua 35ª edição, discute as principais técnicas e tecnologias do setor elétrico. O trabalho foi vencedor nas duas categorias do Prêmio O Setor Elétrico (OSE) de Qualidade das Instalações Elétricas em que concorreu: Pesquisa & Desenvolvimento e OSE 2019.

Na primeira categoria, o projeto da UFMG disputou com outros do mesmo tipo; na segunda, obteve a melhor nota entre todos os trabalhos submetidos nas cinco categorias da premiação.

Gestor Integrado de Falhas
O Gestor oferece uma ferramenta que auxilia os operadores de distribuição no processo de restauração da conexão de clientes após falhas na rede elétrica. Segundo o professor Eduardo Gontijo Carrano, do Departamento de Engenharia Elétrica, a ferramenta é consideravelmente mais abrangente que as abordagens conhecidas. “Ela identifica as manobras mais adequadas, a sequência correta (segura) de execução, os times que devem executar essas manobras e a forma como esses times devem ser roteados para minimizar seu tempo de deslocamento”, explica.

Além de Carrano, a equipe responsável pelo projeto é formada pelos professores Felipe França Pinto, Lucas de Souza Batista, ambos do Departamento de Energia Elétrica, e Ricardo Caldeira Takahashi, do Departamento de Matemática do ICEx.

Desenvolvido entre 2016 e 2019, com financiamento da Eletrobrás Rondônia e atendendo a edital da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto gerou publicação de dois artigos em periódicos internacionais Qualis A1 (em Engenharias IV) e dois trabalhos de doutorado, um deles, de Fillipe Goulart Mendes, foi selecionado para o Prêmio UFMG de Teses 2019 e indicado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica para o Prêmio Capes de Teses 2019.

A implementação da ferramenta foi feita em parceria com a empresa Concert Technologies. O Gestor se integra aos sistemas da concessionária de energia e a sistemas georreferenciados para realizar o trabalho. Além disso, é oferecida ao operador uma interface que auxilia no acompanhamento tanto da inspeção da rede quanto do processo de restauração.

“A ferramenta deve ser útil não apenas na redução da pressão enfrentada pelos operadores, mas também na melhoria operacional e financeira que gera redução dos tempos de interrupção vivenciados pelos usuários, o que tem impacto direto nas multas pagas pela concessionária e na satisfação de seus clientes”, diz Carrano. Ele destacou ainda que premiações como essa mostram que “a integração universidade-empresa é, mais que factível, algo desejável, que pode ser muito saudável e frutífero para as duas partes”.

Assessoria de Imprensa UFMG com informações de Maria Gabriela Lara

Assessoria de Imprensa UFMG

Ferramenta desenvolvida na UFMG vence premiação do setor elétrico