Projeto Ópera Studio, da Escola de Música da UFMG, reapresenta a ópera La Clemenza di Tito

Reapresentação será em formato de bolso e terá participação do Coral da Faculdade de Medicina da UFMG

O Projeto de Extensão Ópera Studio, da Escola de Música da UFMG, reapresenta em formato pocket show a ópera La Clemenza di Tito, última obra escrita por Mozart, em parceria com o libretista Caterino Mazzolà. As sessões acontecem nos dias 22 e 23 de agosto, às 17h30, no auditório da Reitoria da UFMG – campus Pampulha. O evento é gratuito e integra a programação do projeto Ao cair da Tarde.

La Clemenza di Tito foi escrita para a coroação do rei Leopoldo II, da Bohemia, apenas dois anos após a eclosão da Revolução Francesa. Situada num futuro pós-apocalíptico, a ópera conta a história de um soberano que acaba de assumir o governo e precisa lidar com um cenário social, econômico e político instável, onde a ética e a sinceridade coletiva demonstram ser as únicas saídas. Durante a história, são apresentadas as ideias iluministas de liberdade, progresso, tolerância e fraternidade, o que faz com que o espetáculo cumpra sua vocação política sob o disfarce artístico.

O Projeto Ópera Studio produz anualmente, com a colaboração de professores, alunos e técnicos da Escola de Música da UFMG, óperas para apresentações didáticas em espaços do campus da UFMG e externos a ele. A realização dos espetáculos promove a democratização do acesso à arte e à cultura por meio de apresentações gratuitas ou a preços populares, reforçando o compromisso social da Universidade.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação Institucional da Escola de Música da UFMG

www.musica.ufmg.br

Apresentação da ópera La Clemenza di Tito pelo Projeto Ópera Studio