Projeto 'Pausa para um respiro', da UFMG, oferece sessões de mindfulness

Encontros semanais de práticas meditativas são transmitidos pela plataforma YouTube

Treinar a atenção plena no momento presente para uma conexão interior mais profunda e, assim, reduzir a reatividade, o estresse e a confusão mental é o principal objetivo do mindfulness (atenção plena), prática associada a temas como as sensações do corpo, estados mentais, a relação com o mundo, atitudes de boa vontade e a interdependência.  

O projeto Pausa para um respiro, da Faculdade de Letras da UFMG, oferece semanalmente sessões on-line de práticas meditativas. A coordenadora do projeto e professora do Departamento de Letras da Fale, Heliana Mello, explica que o mindfulness é uma prática associada a temas como as sensações do corpo, estados mentais, a relação com o mundo, atitudes de boa vontade e a interdependência. Heliana Mello afirma ainda que o mindfulness traz inúmeras vantagens para o praticante, como a capacidade de aproveitar melhor as atividades do cotidiano.  

Os encontros, semanais, vêm ocorrendo desde o mês passado e devem seguir até julho deste ano. Gratuitas, as sessões contemplam alunos, professores e servidores da Faculdade de Letras, mas também são abertas a pessoas de outras unidades da UFMG e da própria comunidade externa. 

As aulas ficam gravadas no canal do projeto no YouTube. Os encontros ocorrem às quintas-feiras, das 11h15 às 11h45. 

Mais informações estão disponíveis no site da Fale.  

Assista ao vídeo da TV UFMG: 

(equipe de reportagem: Diego Balduino - produção, Otávio Zonatto - edição de imagens e Renata Valentim - edição de conteúdo).

Sobre a organizadora do projeto

Heliana Ribeiro de Mello pratica meditação e ioga há 15 anos. É professora de ioga formada pelo Kundalini Research Institute International, instrutora de mindfulness formada pelo Núcleo de Mindfulness (NUMI) e  licenciada em práticas meditativas pela Sat Nam Foundation. Na Fale, é professora titular e atua na área de Estudos Linguísticos na graduação e na pós-graduação.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG