Projeto Telenfermagem da UFMG produz podcast sobre dúvidas dos profissionais de saúde de MG

O projeto de extensão Telenfermagem: o uso de Podcast na Educação, da Escola de Enfermagem da UFMG, propõe trabalhar com os profissionais de saúde e comunidade em geral questões que vêm de encontro às medidas de prevenção, combate e assistência preconizadas pelo Ministério da Saúde do Brasil diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus. O projeto produzirá podcasts para observar e conhecer as dúvidas sobre o vírus apresentadas pelos profissionais de saúde e comunidade dos municípios cadastrados pelo Programa de Telessaúde Brasil Redes.

Coordenado pela professora Solange Cervinho Bicalho Godoy, do Departamento de Enfermagem Básica, o projeto busca manter a população informada e batalhar contra a desinformação. “Estamos vivendo semanas de incertezas causadas pela Covid-19. As novas informações, incluindo as tão conhecidas fake news, não param de surgir por meio de todos os canais. Por isso, nós pretendemos permitir ao aluno a aproximação com os profissionais de saúde e comunidade dos municípios do estado, para que informações corretas sejam compartilhadas de modo mais eficiente e seguro”, explica Solange Godoy.

Para a abordagem da pandemia atual, foram compiladas algumas dúvidas importantes apresentadas na teleconsultoria do projeto e no Fale Conosco Coronavírus. Os alunos do curso de graduação em Enfermagem e Medicina da UFMG, que fizeram a capacitação em um curso a distância, estão atuando como teleconsultores no Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais localizado no Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG.

“Esse podcast cria um espaço de partilha de conteúdos e de produção em que os estudantes também são intervenientes. Considerando as parcerias constituídas com os municípios de Minas Gerais pelo projeto Adote sua vizinhança em tempos de Coronavírus, os alunos que receberem as dúvidas dos profissionais de saúde e comunidade, deverão elaborar um podcast analisando as questões apresentadas”, relata a coordenadora.

Para o desenvolvimento das atividades, será elaborado um programa intitulado Telenfermagem no combate ao coronavírus, que apresentará episódios sequenciais a partir da próxima semana sobre as dúvidas a respeito do vírus, os riscos da doença, como se prevenir e outras questões enviadas pelo público. Os episódios ficarão disponibilizados no site da Escola de Enfermagem, por meio de um link onde o público poderá ouvir todos os episódios.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG