Publicada chamada para a 23ª UFMG Jovem

Evento vai ocorrer virtualmente em setembro de 2022; inscrições começam em 15 de abril

A UFMG Jovem está de volta. A chamada da 23ª edição foi publicada e traz muitas novidades. O evento, que acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, tem como tema Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura no exercício da cidadania. Professores e estudantes da educação básica e profissional de Minas Gerais poderão inscrever seus trabalhos na feira da educação básica de 15 de abril até o dia 15 de agosto.

Neste ano, o evento, que recebe apoio financeiro do CNPq, abre espaço também para a participação das feiras de ciências regionais e locais realizadas em Minas Gerais, que terão a oportunidade de indicar trabalho para apresentação. Para tanto, as feiras interessadas deverão se afiliar à UFMG Jovem até o dia 1° julho.

Além da tradicional feira da educação básica, a 23ª edição também promoverá a Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza, o Desafio: Como a Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura contribuem para o seu exercício da cidadania?, além do #ExploraUFMG e do Conversa com Cientistas.

Mostra nacional

De 15 de abril a 15 de agosto, estarão abertas as inscrições de trabalhos para a Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza. O objetivo do evento é divulgar experiências de ensino e aprendizagem e recursos didático-educacionais e propiciar o intercâmbio de ideias entre professores e estudantes de escolas de todo o país.

Podem se inscrever os professores estudantes e egressos dos seguintes programas de mestrado profissional: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) associadas e Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG (Promestre/FaE).

Os interessados devem submeter os trabalhos por meio desta página.

Desafio

O Desafio: Como a Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura contribuem para o seu exercício da cidadania convida estudantes a desafiarem a sua imaginação e criatividade e expressarem o tema proposto no título sob a forma de texto ou desenho ou um áudio ou um vídeo.

Podem participar do desafio crianças ou jovens. As inscrições devem feitas, por meio de formulário próprio, de 15 de abril a 15 de agosto.

Outras informações sobre a 23ª UFMG Jovem estão disponíveis no site do evento.

Interação

A UFMG Jovem é promovida desde 1999 pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG, por meio da Diretoria de Divulgação Científica (DDC).

O objetivo é construir um espaço para a interação entre universidade e educação básica e intercâmbios de ideias a partir da divulgação dos trabalhos produzidos. O evento também busca a integração dos participantes e o estímulo à cultura científica e práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.

As novidades podem ser acompanhadas também no Facebook e Instagram oficiais.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG