QS Ranking: UFMG supera 97% das instituições da América Latina e do Caribe

Universidade é a segunda federal mais bem posicionada na classificação e a 13ª colocada na região

A UFMG está no seleto grupo das 3% melhores universidades da América Latina e do Caribe, segundo o QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2025. O ranking analisou 437 instituições de 24 países, sendo 96 brasileiras. Entre as instituições brasileiras, a UFMG é a quinta universidade mais bem posicionada (atrás de USP, Unicamp, UFRJ e Unesp) e a segunda entre as federais (superada apenas pela UFRJ).

No cômputo geral, a UFMG aparece na 13ª colocação, resultado que confirma sua ascensão na classificação. Em 2020, a Universidade foi a 17ª do ranking; em 2021, a 15ª; em 2022 e em 2023, a 16ª; em 2024, a 14ª. Segundo informou o QS, ao alcançar agora a 13ª colocação, a UFMG passou a situar-se à frente de 97% das instituições avaliadas pelo levantamento.

A pontuação geral da UFMG no ranking foi de 85,6. No QS, a instituição com melhor desempenho recebe a pontuação 100, e a de pior desempenho, 1. Em seguida, as demais instituições são situadas na escala estruturada entre esses dois valores, com base em seu desempenho relativo. O mesmo procedimento é realizado no âmbito de cada indicador que compõe o ranking.

Impacto e reputação

Entre os vários indicadores do ranking, dois chamam a atenção: o de reputação da Universidade como empregadora (employability and outcomes) e o que reflete sua reputação acadêmica (research and discovery). Em employability and outcomes, a UFMG subiu 21 posições em relação ao último levantamento, alcançando a 65ª posição geral. Em research and discovery, aparece na 18ª posição geral (em 2014, figurava na 17ª colocação).

“Nos últimos anos, temos feito um esforço muito grande para construir e fortalecer a interação da UFMG com a sociedade para além do ambiente propriamente acadêmico”, explica a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, ao comentar o resultado alcançado pela Universidade. “São iniciativas variadas, que convergem para o objetivo de aproximar a UFMG da sociedade civil, dos organismos de Estado e das organizações de mercado. Ao mesmo tempo, temos investido na projeção internacional da instituição. Os resultados materializados no ranking regional do QS comprovam que esses esforços têm sido reconhecidos”, afirma a reitora.

“De fato, existe hoje um trabalho muito forte e coordenado feito pelo gabinete da Reitoria, pela Diretoria de Cooperação Institucional (Copi), pelo Escritório de Governança de Dados Institucionais (EGDI) e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para que a ‘marca’ UFMG se consolide tanto no ambiente doméstico quanto no cenário internacional”, confirma o professor Dawisson Lopes, diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais da UFMG. “É um esforço estratégico, que está gerando frutos importantes no campo da reputação, conforme bem captou o QS ranking.”

Presença na internet

O investimento que vem sendo feito pela UFMG em imagem e comunicação também acabou rendendo outro resultado positivo no QS Rankings: no indicador que mede a eficácia com que as instituições fazem uso de novas tecnologias (web impact). Esse indicador mostra que a UFMG é a terceira universidade de maior impacto na internet em toda a América Latina e no Caribe, repetindo uma colocação que já sustentava na última edição do levantamento. “Esse é um resultado alimentado pela popularidade das páginas gerenciadas pela área de comunicação institucional e pelas demais unidades acadêmicas da Universidade, no âmbito da Política de Comunicação da UFMG”, destaca Dawisson Lopes.

Saiba mais em texto de Ewerton Martins Ribeiro para o Portal UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG