Quarta Cultural terá apresentação de música popular no Conservatório UFMG

No dia 14 de agosto, às 12h30, o projeto Quarta Cultural receberá o grupo Engole o Choro, que apresentará canções de grandes compositores brasileiros, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Cartola, entre outros. O evento será realizado no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro/BH), com entrada gratuita. O projeto apresenta músicos de formação erudita ou popular.

O grupo é formado por Cacá Campos (flauta), André Marques (clarineta), Marcos Alves (percussão), Leandro Oliveira (violão 6 cordas), Lucas Carvalhais (violão 7 cordas) e Rafael Rafles (cavaquinho). O Engole o Choro é fruto da vontade de amigos da faculdade em produzir e difundir uma nova linguagem de interpretação e performances no choro. 

A proposta dessa nova linguagem é notória na execução e produção de arranjos inéditos e para a propagação de novas obras de compositores contemporâneos. As influências dos grandes mestres, Alfredo da Rocha Viana (Pixinguinha) e Jacob Bittencurt (Jacob do Bandolim) são também nítidas, além dos compositores de vanguarda, como Geraldinho Alvarenga e Leonardo Barreto. As influências, o compromisso com a música brasileira e a amizade dão ao grupo um caráter singular.

O repertório será: Odeon - Ernesto Nazareth; 1 x 0 – Pixinguinha; Carqueno no Choro - Rafael Rafles;  Evocação – Britinho;  Queimadinho – Belini; Bem Brasil - Altamiro Carrilho; Cecília - Frederico Campos; As rosas não falam – Cartola; Manga Rosa - Jonas Pereira; Carinhoso – Pixinguinha; Tico-tico no fubá – Pixinguinha; Dolente - Jacob do Bandolim e Alice - Nabor Pires.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

www.conservatorio.ufmg.br

Serviço

Quarta Cultural - grupo Engole o Choro

14 de agosto

12h30

Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro/BH)