Quarta Doze e Trinta na UFMG apresenta o coletivo The Pulso in Chamas

Na próxima quarta-feira, dia 6 de setembro, o projeto Quarta Doze e Trinta recebe o show do coletivo The Pulso in Chamas, às 12h30, na Praça de Serviços da UFMG. O espetáculo é gratuito e aberto para a comunidade externa. Informações pelo telefone 3409-6411.

The Pulso in Chamas é uma banda composta por drag queens homens e mulheres. No repertório, estão artistas e músicas que evocam o universo LGBT, negro e feminino como Elsa Soares, Karol Conká, Não Recomendados, Bia Nogueira e releituras de músicas do universo ‘pop gay’ com uma pitada da brasilidade negra inerente ao grupo.

Vários artistas do coletivo apresentaram-se na 20ª Edição da Parada LGBT de Belo Horizonte, realizada em julho de 2017. O grupo já se apresentou, também, em relevantes espaços da vida noturna da cidade, como o Pajubar e a Gruta.

Representatividade

Tendo como objetivo a expressão das vozes de extratos sociais sistemicamente oprimidos, The Pulso in Chamas pretende promover o empoderamento dessas minorias de maneira leve e divertida.

A apresentação reaquece a discussão sobre a temática do empoderamento LGBT, negro e a representação feminina, especialmente após os recentes fatos de agressão por motivos homofóbicos ocorridos na cidade.

Segundo a diretora de Apoio Acadêmico da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis UFMG, Marcia Lousada, é importante ter acesso a uma programação cultural desse tipo. “Na universidade temos um coletivo de estudantes transexuais, e a programação é uma possibilidade de dialogar com essa realidade. Mais do que isso, ela promove o direito à diferença, reforçando valores tão importantes no tocante à diversidade e às formas de representatividade que contribuem para que a universidade seja um lugar cada vez mais plural”, afirmou.

DAC - Muitas Culturas nos Campi

O programa Muitas Culturas nos Campi tem como objetivo principal promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais da universidade. Por meio de diferentes linguagens artísticas (como teatro, dança, música, poesia, performances e intervenções), a comunidade acadêmica se aproxima dos artistas e grupos diversos, dentre eles os provenientes dos segmentos historicamente excluídos.

Seis projetos do programa, no Circuito Cultural da UFMG, estarão em atividade no mês de setembro: Quarta Doze e Trinta, Ao Cair da Tarde, Quinta Cultural, Baixo Centro En(Cena), Multiverso e Perspectiva. Os dois primeiros acontecem no campus Pampulha; os demais, respectivamente, no campus Saúde, Centro Cultural UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG e Conservatório UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

A programação completa está disponível aqui.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG

www.ufmg.br/cultura

Quarta Doze e Trinta na UFMG apresenta o coletivo The Pulso in Chamas