Quarteto de Fagotes é atração no Conservatório UFMG

No dia 18 de agosto, sexta-feira, às 19h30, o projeto ‘DAC Muitas Culturas nos Campi / Perspectiva’ traz o Quarteto de Fagotes da UFRJ composto pelos fagotistas Aloysio Fagerlande, Raquel Carneiro, Pedro Paulo Emílio, Jeferson Souza e contará com a participação especial da cantora lírica Indaiara Patrocínio. No programa serão apresentados os quartetos para fagote e três canções das cinco para canto e fagote. O Conservatório UFMG fica na Av. Afonso Pena, 1534 – centro. Entrada franca. Informações pelo telefone (31) 3409-8300.

Sobre o Quarteto

O Quarteto de Fagotes da UFRJ foi criado em 2014 dentro do Programa de Pós – Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o intuito de interpretar as obras do compositor Francisco Mignone. É coordenado e orientado pelo professor doutor Aloysio Fagerlande, este, faz parte de um projeto maior intitulado Música para Fagote de Francisco Mignone – Solos, Duos, Trio e Quartetos.

Sobre Francisco Mignone

Mignone foi o compositor brasileiro que mais escreveu obras para fagote, chegando a quarenta e uma peças em diversas formações. Nascido aos três de setembro de 1897, em São Paulo, iniciou seus estudos musicais, ainda menino, com seu pai Alfério Mignone. Em sua juventude compôs maxixes, valsa e tangos. Com a maturidade escreveu obras complexas tanto camerísticas quanto orquestrais. Toda sua produção para fagote foi dedicada ao professor Noel Devos, fagotista franco brasileiro radicado no Brasil e grande responsável pela escola de fagote no país.

Programa - Francisco Mignone

Três canções para Fagote e Canto:
· Canção da Mãe Paupérrima (1976); Canto de Negros (1976); Quando na Roça Anoitece (1976);

Quartetos:
· Tetrafonia e variações em busca de um tema (1967);
· Serenata Humorística (1983);
· Serenata bem Acabada (1983);
· Sarabanda do meu Jeito (1983);
· Minuetto (1983);
· Quatro Peças Brasileiras (1983).

As Canções para Canto e Fagote “Quando na roça anoitece e Canto de negros” foram compostas em 1930 para piano e soprano e transcritas em 1976 para canto e fagote. Já a “Canção da mãe paupérrima” foi escrita originalmente para fagote e canto. Todas foram dedicadas a cantora Maria Lúcia Godoy.

Já as peças do quarteto são na sua maioria nacionalista, sendo “Tetrafonia e variações em busca de um Tema”, de estética dodecafônica composto em 1967. Os quartetos Serenata Humorística e as Quatro Peças Brasileiras, foram escritos na década de 30 para piano e transcritas para quarteto de fagotes pelo próprio compositor nos anos de 1980. As obras Minuetto, Sarabanda do meu jeito, Mais uma lenda e Serenata bem acabada, foram compostas em 1983 e são originais para essa formação.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG