Rádio Terceiro Andar lança temporada com a participação de iniciativas de extensão da UFMG

O projeto Rádio Terceiro Andar, vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, lançou sua 9ª temporada. A nova série Pílulas de Extensão focaliza iniciativas de extensão da UFMG desenvolvidas em diversas áreas.

No formato de podcasts, o quadro tem novos episódios todas as semanas, que são produzidos por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade sob a orientação do professor Phellipy Jácome que, em 2021, passou a fazer parte da equipe da web rádio.

O primeiro episódio teve a participação do projeto Plantão Psicológico da UFMG e debateu a temática da saúde mental na pandemia. Os entrevistados foram Paula Bertu, estudante de psicologia da UFMG e plantonista do Plantão Psicológico, e Paulo Evangelista, professor vinculado ao Departamento de Psicologia e coordenador do projeto. Eles contaram como tem ocorrido o suporte psicológico à comunidade universitária neste momento de isolamento social imposto pela covid-19. Em agosto de 2020, o projeto retornou os atendimentos no formato remoto e está disponível a estudantes da UFMG (inclusive alunos do Coltec e dos cursinhos populares) e servidores docentes e técnico-administrativos.

Já participaram também das pílulas os projetos Polos de Cidadania e Transpasse, ambos vinculados à Faculdade de Direito da UFMG, que abordaram as ações para a efetivação dos direitos humanos na pandemia relacionadas a grupos sociais minoritários.

Nas próximas semanas, será a vez do Envelhecimento Ativo e Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Arte e Diferença, da Escola de Belas Artes (EBA), Manuelzão, da Faculdade de Medicina, Programa de Apoio a Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa), do Espaço do Conhecimento UFMG, entre outras iniciativas.

A nova temporada tem o apoio da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão da UFMG.

Você pode ouvir nas plataformas SpotifyAnchorCastboxPocket CastsApple Podcast ou Google Podcasts.

Questões relevantes

Criada em março de 2017 e sob a coordenação da professora Sônia Pessoa, a Rádio Terceiro Andar é um projeto de ensino, pesquisa e extensão que visa dar espaço e voz às questões relevantes do cotidiano e da realidade universitária. O nome da rádio é uma referência ao pavimento da Fafich onde fica o estúdio de produção das atividades presenciais.

Para cumprir seus objetivos, o projeto conta com a participação dos alunos de graduação de cursos da área de Comunicação Social matriculados nas disciplinas de Estudos de Radiojornalismo e Rádio e Mídias Digitais da UFMG. Ainda participam estudantes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e os professores do Departamento de Comunicação Social.

Todo conteúdo produzido está também disponível no portal da rádio.

Mais informações sobre a Rádio Terceiro Andar estão no Facebook e Instagram.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG