Reitora da UFMG participa de debate sobre universidade e democracia promovido pela ADPUC

Celebrando seus 40 anos, a Associação dos Docentes da PUC Minas (ADPUC) promove a mesa de discussão Universidade e democracia: 40 anos de redemocratização do Brasil. A atividade será realizada em 8 de outubro, às 19h, no Teatro João Paulo II, localizado no Prédio 30 da PUC Minas Coração Eucarístico (Acesso 5). O evento é aberto ao público em geral e conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas (PPGCS). A participação é gratuita e haverá emissão de certificado.

A mesa de debate contará com a participação da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, da professora Léa Souki, ex-pró-reitora de Pesquisa e de Pós-graduação da PUC Minas, e do professor Luis Felipe Miguel, cientista político da Universidade de Brasília (UnB).

“Será um espaço para refletir sobre a trajetória democrática, compreender os desafios do presente e projetar o futuro da universidade como lugar de liberdade científica, pensamento crítico e pluralidade”, afirma um dos organizadores do debate, o professor do Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas Marcos Nascimento, também diretor de Comunicação e Cultura da ADPUC.

Papel histórico

Ao longo das últimas quatro décadas, inúmeros episódios confirmam o papel histórico das universidades na construção democrática: da resistência a projetos de retrocesso social, como as reformas neoliberais (trabalhista e previdenciária), à participação em grandes mobilizações pela educação, como os protestos de 2019, que levaram milhares de estudantes, professores e profissionais da educação às ruas em defesa do ensino público.

Essa postura remonta ainda ao período da ditadura, quando a universidade foi símbolo de resistência ao regime autoritário. No processo de abertura política, iniciativas como o movimento Diretas Já reuniram lideranças de partidos políticos, da sociedade civil e de movimentos sociais, com apoio das universidades, reafirmando a pluralidade e o debate público como pilares indissociáveis da vida acadêmica. 

Na história recente, durante a pandemia de coronavírus, as universidades demonstraram sua relevância social. Além de atuarem no desenvolvimento de vacinas, no atendimento médico e em projetos de apoio às comunidades, tiveram papel fundamental no combate à desinformação e às fake news, reafirmando sua importância e contribuição imensurável para a sociedade.

“Hoje, a universidade segue enfrentando grandes desafios diante das transformações globais e dos ataques à sua autonomia no âmbito nacional. Por isso, é importante reafirmar seu papel na construção de uma sociedade autônoma, plural, democrática e soberana”, conclui o professor Marcos Nascimento.

Serviço

Universidade e Democracia: 40 anos de redemocratização do Brasil
Data: 8 de outubro 
Horário: 19h
Teatro João Paulo II (Prédio 30 da PUC Minas, Coração Eucarístico - Belo Horizonte-MG)

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG