Relação do cinema com o poder do discurso será discutida em seminário na UFMG

Enargeia-evidentia significa o poder de, por meio do discurso, construir imagens com tal vivacidade que o objeto descrito parece se colocar diante do próprio ouvinte. Esse também é o tema do 2º Seminário Docere, Delectare et Movere: enargeia-evidentia, que será realizado no Centro de Convenções do Complexo Santuário do Caraça, de 22 a 25 de agosto. Mais informações estão disponíveis no site do grupo de pesquisa.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação, da Faculdade de Letras (Fale) e da Faculdade de Filosofia de Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, o seminário terá participação de três professores estrangeiros e 11 brasileiros especialistas em Literatura, Filosofia, História e Cinema. Neste ano, o conceito-chave será discutido sobretudo em sua relação com o cinema, com ênfase na adaptação de textos literários para a linguagem audiovisual.

A programação inclui minicurso sobre a Enargeia nos filmes de faroeste, oferecido pelo professor Martin Winkler, da George Mason University, dos EUA, um dos especialistas mais reconhecidos no estudo da recepção da cultura clássica no cinema, e a conferência de Sue Matheson, da University College of the North, no Canadá, especialista em teoria crítica, filmes de horror e também na obra do cineasta americano John Ford.

Agência de Notícias UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409-4476 / 3409-4189

www.ufmg.br

Serviço

Relação do cinema com o poder do discurso será discutida em seminário na UFMG

De 22 a 25 de agosto de 2017

Faculdade de Letras da UFMG - campus Pampulha - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Belo Horizonte