Relações entre educação musical e comunicação em crianças autistas é tema de podcast do Conservatório UFMG

O quarto episódio da série Arte em Tese, do podcast Conversatório - projeto do Conservatório UFMG -, já está no ar. O convidado da vez é o educador musical Gleisson Oliveira, que defendeu a tese Relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas, sob a orientação da professora Maria Betânia Parizzi.

A tese, defendida em 2020 pelo programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFMG, apresenta as relações entre a educação musical especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. Segundo o pesquisador, as intervenções com música podem ser tanto através da musicalização, que é o processo de ensino e aprendizado da música, para desenvolver habilidades musicais, como pela musicoterapia, que utiliza a música como ferramenta terapêutica para o tratamento de pacientes.

Gleisson é educador musical e musicoterapeuta. Doutor, mestre e licenciado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Musicoterapia pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa. Como educador musical, atua na Educação Básica pública/privada e no ensino de música para pessoas com deficiência. Como musicoterapeuta, possui experiência na prática clínica. Desenvolve pesquisas acerca das relações entre a música e o desenvolvimento humano, com ênfase nos efeitos da música em pessoas com transtornos do desenvolvimento. Autor de publicações sobre Educação Musical, Musicoterapia e Autismo. Sua tese está disponível para acesso público on-line através do site Repositório Institucional da UFMG.

Para ouvir o episódio na íntegra acesse os links: 
https://open.spotify.com/episo...
https://anchor.fm/conservatori...

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

(31) 3409-8306

www.conservatorio.ufmg.br