Relações entre política e novas tecnologias são discutidas em livro organizado por pesquisador da UFMG

Um dos mais recentes lançamentos da Editora UFMG, o livro Democracia digital – publicidade, instituições e confronto político reúne ensaios que analisam, de um lado, a organização das redes digitais, as tentativas de controle e emancipação desses espaços por atores estatais e não estatais e, de outro, as novas formas de ação coletiva desenvolvidas com base nas relações do ciberespaço. A obra é organizada pelos professores Ricardo Fabrino Mendonça, Marcos Abílio Pereira e Fernando Filgueiras, do Departamento de Ciência Política da UFMG.

Os textos mostram resultados de pesquisas recentes segundo os quais o uso da tecnologia tem-se difundido de modo muito amplo, “compondo um quadro complexo de formação da opinião pública, de construção da informação e da publicidade, de mudanças institucionais e de novas relações de poder”, de acordo com a apresentação do livro.

Conforme ressaltam os organizadores, a relação entre a expansão dos meios digitais e a democracia, um dos focos da obra, não se dá de maneira linear, ou seja, a ascensão de uma sociedade conectada em redes não implica necessariamente uma cultura política e instituições mais democráticas. Ao contrário, essa relação é atravessada por conflitos de poder, condições institucionais, concepções de mundo, ideologias e desigualdades de acesso.

Os organizadores

Ricardo Fabrino Mendonça, doutor em Comunicação Social pela UFMG, é coordenador do Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça e foi um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Democracia Digital. Possui experiência em comunicação e política, com ênfase em teoria democrática. Seus interesses de pesquisa se voltam para teoria deliberacionista, teoria do reconhecimento, teoria crítica, movimentos sociais e internet. É um dos organizadores de Deliberação on-line (2016) e de um número especial da Critical Policy Studies sobre sistemas deliberativos.

Marcus Abílio Pereira, doutor em Sociologia Política pela Universidade de Coimbra, Portugal, coordena o Centro de Pesquisas em Política e Internet (Ceppi). Seus interesses de investigação estão centrados em questões relacionadas à teoria democrática, à teoria dos movimentos sociais e ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação, com ênfase em participação digital, repertórios de ação, democracia digital e esfera pública.

Fernando Filgueiras, doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário do Rio de Janeiro (Iuperj), atua nos temas corrupção e bom governo, governança democrática, teoria política. É autor de Corrupção, democracia e legitimidade (Editora UFMG, 2008) e um dos organizadores de Dimensões políticas da justiça (2013) e Corrupção e sistema político no Brasil (2013).

Livro:

Democracia digital – Publicidade, instituições e confronto político

Organizado por Ricardo Fabrino Mendonça, Marcus Abílio Pereira, Fernando Filgueiras

Editora UFMG 503 páginas / R$ 70 (preço de capa)

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da Editora UFMG