Representantes de governos e movimentos sociais participam de oficina na UFMG para elaboração de programa de saneamento rural

A Escola de Engenharia vai sediar, a partir de hoje, dia 5 de junho, e até a próxima quarta-feira (dia 7 de junho), oficina que integra o processo de elaboração do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR). A atividade reunirá representantes de instituições governamentais e movimentos sociais da região Sudeste. O trabalho, coordenado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e por equipe vinculada ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, deverá promover o desenvolvimento de ações de saneamento básico em áreas rurais com vistas à universalização do acesso.

O projeto de elaboração do PNSR é coordenado pelos professores da UFMG Léo Heller e Sonaly Resende. Mais informações podem ser obtidas no site do Programa e por meio de contato com a equipe, no endereço pnsr.brasil@gmail.com.

A elaboração dos programas nacionais de saneamento rural, saneamento básico integrado e saneamento estruturante foi determinado pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), instituído pela Lei 11.445/2007, e tem base na Política Federal de Saneamento Básico.

O objetivo das oficinas regionais – outras quatro estão sendo realizadas, desde abril, em Juazeiro (BA), Belém (PA), Lapa (PR) e Cuiabá (MT) – é sensibilizar e mobilizar os principais atores envolvidos com o tema e identificar problemas e perspectivas de solução.

A metodologia que rege os encontros prevê definição de atores e atribuições e debates separados sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e manejo de águas pluviais.

Os dados gerados pelas discussões em todo o país serão sistematizados e analisados pelas equipes da UFMG e da Funasa. O Programa Nacional de Saneamento Rural deverá estar pronto até o final deste ano.

Em 2015, a Funasa firmou parceria com a UFMG para o desenvolvimento de estudos aprofundados, que darão subsídios para a formulação do Plano e sua gestão no âmbito do governo federal. Em dezembro de 2016, foi realizada a primeira oficina do PNRS em etapa nacional, que reuniu representantes de órgãos governamentais (federal, estaduais e municipais), gestores públicos, prestadores de serviços, profissionais, instituições de ensino e pesquisa, entidades civis e movimentos sociais.

Cenário

A população rural brasileira soma cerca de 29 milhões, de acordo com o IBGE. Uma em cada quatro pessoas conta com solução precária de esgotamento sanitário e cerca de 30%, com soluções de abastecimento de água que tendem a ser insatisfatórias. Mesmo no caso dos 70% que são atendidos por rede geral ou poço e nascente, não se pode garantir a potabilidade da água ou a regularidade no seu fornecimento. Mais da metade dos resíduos sólidos produzidos em áreas rurais são dispostos de forma inadequada.

(Com equipe de comunicação do PNSR)

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br